A LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL: O RECONTO DE “OS TRÊS PORQUINHOS” POR UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Abstract
Este artigo apresenta a importância da literatura infantil no desenvolvimento da linguagem oral a partir do reconto de “Os Três Porquinhos” por uma criança com síndrome de Down. A pesquisa foi realizada com uma criança que frequenta o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O reconto da história ocorreu durante uma sessão de atendimento individual que visa favorecer o aprimoramento da oralidade. O aporte teórico foi fundamentado em Vygotski (1997) sobre a teoria histórico cultural e a deficiência intelectual; Cademartori (2010), Coelho (2000) e Zilberman (1995) acerca da literatura infantil, em Schwartzman (2003) sobre síndrome de Down; Cunningham (2008) e Miller (1995) que abordam a linguagem na síndrome de Down. Os resultados evidenciam que o contato com a literatura infantil desperta a imaginação e enfatiza as habilidades sociocomunicativas, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
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