ENEM 2020 EM TEMPOS DE PANDEMIA: A ANÁLISE DE UMA CHARGE EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

Résumé

Com um caráter interdisciplinar, este estudo analisa uma charge política sobre o Enem 2020, publicada no contexto da pandemia da Covid-19, sob o olhar conceitual do dialogismo proposto pelo círculo russo de Bakhtin. A charge surgiu responsiva à campanha do Ministério da Educação para o Enem 2020 na internet. Entre debates, publicada em um jornal digital, viralizou em poucos dias, estabelecendo uma crítica sobre a desigualdade social e suas implicações no ensino remoto, vinculando vozes sociais, valores e signos ideológicos remetentes ao tema da desigualdade social e suas implicações à educação. A análise aponta para como os signos ideológicos, vozes e entonações mobilizadas servem à problematização das desigualdades sociais, no que tange às condições de acesso à educação, expondo diferenças de condições de vida e estudo entre os jovens de classes sociais distintas, evidenciadas pela pandemia e pelo estudo remoto. Assim, se estabelece a relação entre linguagem e sociedade.

Bibliographies de l'auteur

Silvana Telma de Lima Fritoli, Unioeste/ Unespar

Mestranda no Programa Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão. 

Adriana Delmira Mendes Polato, Universidade Estadual do Paraná

Professora doutora permanente do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão. 

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Publiée
2021-07-16