ENEM 2020 EM TEMPOS DE PANDEMIA: A ANÁLISE DE UMA CHARGE EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
Abstract
Com um caráter interdisciplinar, este estudo analisa uma charge política sobre o Enem 2020, publicada no contexto da pandemia da Covid-19, sob o olhar conceitual do dialogismo proposto pelo círculo russo de Bakhtin. A charge surgiu responsiva à campanha do Ministério da Educação para o Enem 2020 na internet. Entre debates, publicada em um jornal digital, viralizou em poucos dias, estabelecendo uma crítica sobre a desigualdade social e suas implicações no ensino remoto, vinculando vozes sociais, valores e signos ideológicos remetentes ao tema da desigualdade social e suas implicações à educação. A análise aponta para como os signos ideológicos, vozes e entonações mobilizadas servem à problematização das desigualdades sociais, no que tange às condições de acesso à educação, expondo diferenças de condições de vida e estudo entre os jovens de classes sociais distintas, evidenciadas pela pandemia e pelo estudo remoto. Assim, se estabelece a relação entre linguagem e sociedade.
References
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275. Piauí: 2020. Disponível em:
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. O discurso no romance. In: ______. Questões de
literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni
Bernardini et al. São Paulo: Ed. da UNESP, 1988b. p.71-210.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. O problema do texto na Linguística, na filologia e em outras ciências Humanas. Estética da criação verbal. Traduzido por Paulo Bezerra 4.ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 20 mai. 2020.
BRAIT, Beth; PISTORI, Maria Helena Cruz. A produtividade do conceito de gênero em Bakhtin e o Círculo. Alfa, Araraquara, v. 56, n. 2, p. 371-401, 2012.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 1 jun. 2020.
_______. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2019], Seção I, art.205. Disponível em:
________. Presidência da República. LEI Nº 13.979. Secretaria-Geral/Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 06 fev. 2020. Disponível em:
________. Presidência da República. Secretaria-Geral Subchefia para Assuntos Jurídicos
DECRETO Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em:
Charge de cartunista rio-pretense viraliza nas redes sociais. Diário da Região, São José do Rio Preto, 19 de mai. 2020. Disponível em: https://www.diariodaregiao.com.br/cultura/2020/05/1194237-charge-de-cartunista-rio-pretense-viraliza-nas-redes-sociais.html Acesso em: 10 jun. 2020.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FIORIN, José Luiz. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, Beth (org). Bakhtin: outros conceitoschave. São Paulo: Contexto, 2006, p. 161-193. Disponível em: https://dialogosliterarios.files.wordpress.com/2020/08/interdiscursividade-e-intertextualidade-josc3a9-luiz-fiorin.pdf Acesso em: 15 ago. 2020.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz; MARTINS, Diléia Aparecida; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. Política de acessibilidade e exame nacional do ensino médio (enem)*. EDUC. Soc., Campinas, v. 38, nº. 139, p.453-471, abr.-jun., 2017 Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00453.pdf Acesso em: 16 mai. 2020.
MACIEL, Lucas Vinício de Carvalho. A (in)distinção entre dialogismo e intertextualidade. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 17, n. 1, p. 137-151, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ld/v17n1/1518-7632-ld-17-01-00137.pdf Acesso em: 10 ago. 2020.
MEC lança campanha a favor das inscrições do ENEM: “A Vida não pode parar”. PEBSP, São Paulo, 4 de mai. de 2020. Disponível em: https://www.pebsp.com/mec-lanca-campanha-a-favor-das-inscricoes-do-enem-a-vida-nao-pode-parar/ Acesso em: 15 jun. 2020.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. Os elementos da construção artística. In: O método formal nos estudos literários. São Paulo: Contexto, 2019.
MENEGASSI, Renilson José; CAVALCANTI, Rosilene da Silva. Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda impressa. Alfa, São Paulo, v.57, n.2, p.433-449, 2013.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438 Acesso em: 15 jul. 2020.
NARZETTI, Claudiana. A filosofia da linguagem de V. Voloshinov e o conceito de ideologia. Alfa, São Paulo, n. 57, v.2, p. 367-388, 2013.
NETO, Lézio. Charge do dia: Enem 2020 e as desigualdades. Diário da Região, São José do Rio Preto, 17 de mai. 2020. Disponível em: https://www.diariodaregiao.com.br/se-es/opini-o/charges/2020/05/1194047-charge-do-dia--enem-2020-e-as-desigualdades.html Acesso em: 06 jun. 2020.
POLATO, Adriana Delmira Mendes; MENEGASSI, Renilson José. Refratar e refletir: relações sociais e língua em práticas de análise linguística. In: FERNANDES, Eliane Marques da Fonseca (org.). Gêneros do discurso: refletir e refratar com Bakhtin. Campinas: Pontes Editora, 2017, p. 13-44.
ROMUALDO, Edson Carlos. Charge jornalística: intertextualidade e polifonia: um estudo de charges da Folha de S.Paulo. Maringá: Eduem, 2000. Disponível em: http://old.periodicos.uem.br/~eduem/novapagina/?q=system/files/Liv-Edson-1.pdf Acesso em: 16 mai 2020.
SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, Karina. Elementos sobre as propostas de Voloshinov no âmbito da concepção dialógica de linguagem. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 141-162.
VOLÓCHINOV, Valentin. Exposição do problema do discurso alheio. In: Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2018.
VOLÓCHINOV, Valentin. Palavra na vida e palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. Tradução de João Wanderley Geraldi. In: A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, p.71-100.
BERTOL, Sônia Regina Schena; PASE, Fabiano. Opinião e Humor: uma análise sobre o gênero charge. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Novo Hamburgo – RS 17 a 19 de maio de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2010/resumos/R20-0618-1.pdf Acesso em: 10 mai. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).