HUMANIZAÇÃO, DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PARADIGMA DAS CAPACIDADES DE (EM) MARTHA NUSSBAUM

Résumé

O texto tem como objetivo discutir os desafios da educação superior no sentido de promover uma formação humana que preserve os princípios democráticos e de cidadania. Ele apresenta uma análise reflexiva, reconstrutiva-crítica-hermenêutica, de caráter bibliográfico, a partir do pensamento de Martha Nussbaum com relação ao desenvolvimento das capacidades, em conexão com outros autores vinculados à temática da educação superior e dos processos de humanização. Compreendemos que as capacidades humanas são elementos essenciais para que se efetive o desenvolvimento humano no âmbito da educação superior, além de ressaltar a importância de um currículo universitário e escolar que contemple uma  educação mais sensível e humanizada.

Bibliographies de l'auteur

Patricia Carlesso Marcelino, Universidade de Passo Fundo -RS; GEPES -UPF.

Doutora e Mestre em Educação. Pesquisadora e Membro do Grupo de Estudos  Pesquisa  em Educação Superior  (GEPES), do  Núcleo de  Pesquisas sobre  Filosofia  e Educação (NUPEFE) e do Grupo de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica da Universidade de Passo Fundo – RS. 

Rosana Cristina Kohls, Universidade de Passo Fundo -RS; Membro dos grupos de Pesquisa GEPES e NUPEFE - UPF

Doutora e Mestre em Educação. Pesquisadora e Membro do Grupo de Estudos  e  Pesquisa  em Educação Superior  (GEPES) e do Núcleo de  Pesquisas sobre  Filosofia  e Educação (NUPEFE)  da Universidade de Passo Fundo-RS. 

Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS e GEPES-UPF-RS.

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo-RS, Mestra em Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. 

Références

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Publiée
2021-07-22