CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

Résumé

O objetivo do artigo é analisar se e como a formação continuada, desenvolvida com os docentes de forma remota, devido à pandemia, tem contribuído com o trabalho desses profissionais, na direção do desenvolvimento de novas configurações do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa contou com 25 professores que atuam na Educação Básica na rede estadual, municipal e privada de ensino de São Paulo/SP que responderam questionário elaborado por meio do Google Forms, encaminhado por e-mail e WhatsApp.  Os dados foram analisados pelo procedimento denominado Análise de Prosa. Os resultados indicam várias contribuições da formação virtual, mas também apontam aspectos que precisam ser reformulados na formação continuada.

Bibliographies de l'auteur

Helga Porto Miranda , UNEB-BA

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UNEB-BA). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-BA). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar – Coordenado pela Profa Dra Marina Graziela Feldmann. 

Jose Veiga Viñal Júnior, UNEB-BA

Doutor em Linguística (Universidade de Vigo-Espanha). Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UNEB). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-BA). Professor da linha 2 do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA-UNEB). 

Ana Lucia Madsen Gomboeff, PUC - SP

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação e Mestre em Educação: Formação de Formadores pela PUC-SP. Membro do Grupo de Pesquisa: Rede de estudos e pesquisas de desenvolvimento profissional docente – Reped - Coordenado pela Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.   

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Publiée
2021-07-22