CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
Résumé
O objetivo do artigo é analisar se e como a formação continuada, desenvolvida com os docentes de forma remota, devido à pandemia, tem contribuído com o trabalho desses profissionais, na direção do desenvolvimento de novas configurações do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa contou com 25 professores que atuam na Educação Básica na rede estadual, municipal e privada de ensino de São Paulo/SP que responderam questionário elaborado por meio do Google Forms, encaminhado por e-mail e WhatsApp. Os dados foram analisados pelo procedimento denominado Análise de Prosa. Os resultados indicam várias contribuições da formação virtual, mas também apontam aspectos que precisam ser reformulados na formação continuada.
Références
___________. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e a questão da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2010, p. 41-60.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, (45): 66-71, 1983.
___________. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016, p. 17-34.
ARAGÃO, Ana Maria Falcão de. Reflexividade coletiva: indícios de desenvolvimento profissional docente. Tese (Livre-docência). Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2010.
BONAFÉ, Elisa Moreira. O coordenador pedagógico e a formação de grupos heterogêneos na escola. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016. p. 161-178.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental.Referenciais para a Formação de Professores. Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Plano de Desenvolvimento da Educação: Razões, princípios e programas. 2007. http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf. Acesso em juho 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 8.035 de 2010 (PNE). Diário Oficial da União - Seção 1 – Brasília, DF, Edição Extra, 2010. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7116-pl-pne-2011-2020&Itemid=30192. Acesso em 20. Agos. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Portaria n° 2.167, publicada no D.O.U. de 20/12/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). CNE, 2019.
BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. As relações interpessoais e a formação inicial do coordenador pedagógico. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Loyola, 2008, p. 91-101.
CAMPOS, Patrícia Regina Infanger; ARAGÃO, Ana Maria Falcão de. O coordenador pedagógico e a formação docente: possíveis caminhos. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Loyola, 2012, p. 37-55.
CACHAPUZ, Antônio. Do que temos, do que podemos ter e temos direito a ter na formação de professores: em defesa de uma formação em contexto. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite Formação de educadores desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz; ; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Movimentos constitutivos da coletividade na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016. p. 137-160.
FERREIRA, Fernando Ilídio; FLORES, Maria Assunção. Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória. In: FLORES, Maria Assunção; FERREIRA, Fernando Ilídio. Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspectivas. Santo Tirso: De Facto Editores, 2012, p. 202-248.
FIORENTINI, Dário; CRECCI, Vanessa. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, v.21, n.65, abr.-jun., 2016.
FULLAN, Michael: HARGREAVES, Andy. Por que é que vale a pena lutar?. Porto: Porto Editora, 2001.
FURLANETTO, Ecleide Cunico. O coordenador diante do desafio da formação: a busca de uma nova lógica. In: PLACCO, V. M. N. de S., ALMEIDA, L. R. de. (orgs.) O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Edições Loyola, 2012, p. 71-79.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, nº. 4. Coleção Ciências da Educação, 1995. p. 31-61.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
__________. Formação permanente do professorado: novas tendências. Trad.: VALENZUELA, Sandra Trabucco. São Paulo: Cortez, 2009.
__________. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LACERDA, Sara Miranda de; MANRIQUE, Ana Lúcia. Aprendizagem da docência: investigando a participação de duas estudantes de pedagogia em uma comunidade de prática. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 11, n. 1. p. 120-135, jan/abr., 2018.
LIMA, Jorge Ávila de. As culturas colaborativas nas escolas. Porto: Porto editora, 2002.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, Lisboa: Fundação Dialnet; Lisboa: Universidade de Lisboa, n.08, p. 7-22, jan/abr. 2009.
PASSOS, Laurizete Ferragut; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O trabalho colaborativo, um campo de estudo. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016. p. 9-23.
PENTEADO, Maria Emiliana Lima; GOMBOEFF, Ana Lucia Madsen. A falta de clareza do papel do Coordenador Pedagógico e como isso afeta o cotidiano da escola. Revista Momentum, São Paulo, v. 1, n. 17. p. 45, 2019.
PÉREZ-GÓMES, A.I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
REALI, Aline M.; TANCREDI, Regina M. S. P.; MIZUKAMI, Maria das Graças N. Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 479-506, maio/ago. 2010.
SOUSA, C. P. de; PLACCO, V. M. N. de S. Mestrados profissionais na área de educação e ensino. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 25, n. 47, p. 23-35, set./ dez. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4567. Acesso em: 11/08/2020.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SILVA, Sylvia Helena Souza da. A formação do professor: reflexões, desafios, perspectivas. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (Orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2003, p. 25-32.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Processos multidimensionais na formação de professores. In: ARAÚLO, Maria Inês Oliveira; OLIVEIRA, Luiz Educardo (Orgs.). Desafios da formação de professores para o século XXI. Sergipe: Editora UFS, 2008, p. 185-198.
SARMENTO, Maristela Lobão de Moraes. O coordenador pedagógico e o desafio das novas tecnologias. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (Orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2003, p. 63-69.
TOQUETÃO, Sandra Cavaletti; LIBERALI, Fernanda Coelho. Narrativas digitais multimodais na formação de professores da educação infantil. In: GIMENES, Nelson Antonio Simão; PASSARELLI, Lílian Ghiuro (Orgs.). Formando formadores para a escola básica do século XXI: relatos de pesquisa II. Campinas: Pontes Editores, 2018, p. 13-34.
VAILLANT, Denise; MARCELO, García. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).