CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
Abstract
O objetivo do artigo é analisar se e como a formação continuada, desenvolvida com os docentes de forma remota, devido à pandemia, tem contribuído com o trabalho desses profissionais, na direção do desenvolvimento de novas configurações do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa contou com 25 professores que atuam na Educação Básica na rede estadual, municipal e privada de ensino de São Paulo/SP que responderam questionário elaborado por meio do Google Forms, encaminhado por e-mail e WhatsApp. Os dados foram analisados pelo procedimento denominado Análise de Prosa. Os resultados indicam várias contribuições da formação virtual, mas também apontam aspectos que precisam ser reformulados na formação continuada.
References
___________. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e a questão da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2010, p. 41-60.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, (45): 66-71, 1983.
___________. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016, p. 17-34.
ARAGÃO, Ana Maria Falcão de. Reflexividade coletiva: indícios de desenvolvimento profissional docente. Tese (Livre-docência). Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2010.
BONAFÉ, Elisa Moreira. O coordenador pedagógico e a formação de grupos heterogêneos na escola. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016. p. 161-178.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental.Referenciais para a Formação de Professores. Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Plano de Desenvolvimento da Educação: Razões, princípios e programas. 2007. http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf. Acesso em juho 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 8.035 de 2010 (PNE). Diário Oficial da União - Seção 1 – Brasília, DF, Edição Extra, 2010. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7116-pl-pne-2011-2020&Itemid=30192. Acesso em 20. Agos. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Portaria n° 2.167, publicada no D.O.U. de 20/12/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). CNE, 2019.
BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. As relações interpessoais e a formação inicial do coordenador pedagógico. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Loyola, 2008, p. 91-101.
CAMPOS, Patrícia Regina Infanger; ARAGÃO, Ana Maria Falcão de. O coordenador pedagógico e a formação docente: possíveis caminhos. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Loyola, 2012, p. 37-55.
CACHAPUZ, Antônio. Do que temos, do que podemos ter e temos direito a ter na formação de professores: em defesa de uma formação em contexto. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite Formação de educadores desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz; ; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Movimentos constitutivos da coletividade na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016. p. 137-160.
FERREIRA, Fernando Ilídio; FLORES, Maria Assunção. Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória. In: FLORES, Maria Assunção; FERREIRA, Fernando Ilídio. Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspectivas. Santo Tirso: De Facto Editores, 2012, p. 202-248.
FIORENTINI, Dário; CRECCI, Vanessa. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, v.21, n.65, abr.-jun., 2016.
FULLAN, Michael: HARGREAVES, Andy. Por que é que vale a pena lutar?. Porto: Porto Editora, 2001.
FURLANETTO, Ecleide Cunico. O coordenador diante do desafio da formação: a busca de uma nova lógica. In: PLACCO, V. M. N. de S., ALMEIDA, L. R. de. (orgs.) O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Edições Loyola, 2012, p. 71-79.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, nº. 4. Coleção Ciências da Educação, 1995. p. 31-61.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.
__________. Formação permanente do professorado: novas tendências. Trad.: VALENZUELA, Sandra Trabucco. São Paulo: Cortez, 2009.
__________. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LACERDA, Sara Miranda de; MANRIQUE, Ana Lúcia. Aprendizagem da docência: investigando a participação de duas estudantes de pedagogia em uma comunidade de prática. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 11, n. 1. p. 120-135, jan/abr., 2018.
LIMA, Jorge Ávila de. As culturas colaborativas nas escolas. Porto: Porto editora, 2002.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, Lisboa: Fundação Dialnet; Lisboa: Universidade de Lisboa, n.08, p. 7-22, jan/abr. 2009.
PASSOS, Laurizete Ferragut; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O trabalho colaborativo, um campo de estudo. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016. p. 9-23.
PENTEADO, Maria Emiliana Lima; GOMBOEFF, Ana Lucia Madsen. A falta de clareza do papel do Coordenador Pedagógico e como isso afeta o cotidiano da escola. Revista Momentum, São Paulo, v. 1, n. 17. p. 45, 2019.
PÉREZ-GÓMES, A.I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
REALI, Aline M.; TANCREDI, Regina M. S. P.; MIZUKAMI, Maria das Graças N. Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 479-506, maio/ago. 2010.
SOUSA, C. P. de; PLACCO, V. M. N. de S. Mestrados profissionais na área de educação e ensino. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 25, n. 47, p. 23-35, set./ dez. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4567. Acesso em: 11/08/2020.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SILVA, Sylvia Helena Souza da. A formação do professor: reflexões, desafios, perspectivas. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (Orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2003, p. 25-32.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Processos multidimensionais na formação de professores. In: ARAÚLO, Maria Inês Oliveira; OLIVEIRA, Luiz Educardo (Orgs.). Desafios da formação de professores para o século XXI. Sergipe: Editora UFS, 2008, p. 185-198.
SARMENTO, Maristela Lobão de Moraes. O coordenador pedagógico e o desafio das novas tecnologias. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (Orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2003, p. 63-69.
TOQUETÃO, Sandra Cavaletti; LIBERALI, Fernanda Coelho. Narrativas digitais multimodais na formação de professores da educação infantil. In: GIMENES, Nelson Antonio Simão; PASSARELLI, Lílian Ghiuro (Orgs.). Formando formadores para a escola básica do século XXI: relatos de pesquisa II. Campinas: Pontes Editores, 2018, p. 13-34.
VAILLANT, Denise; MARCELO, García. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).