A HISTÓRIA ENSINADA: NARRATIVAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL- PALMAS/TOCANTINS
Résumé
O estudo é um recorte da dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2018. A investigação apresentada em forma de artigo teve por objetivo geral discutir o ensino de história praticado em quatro escolas da rede estadual de ensino do Tocantins. Dentro do método da história oral temática, a pesquisa qualitativa, é de natureza aplicada e, do ponto de vista dos objetivos, é exploratória, com revisão de literatura, análise documental e de campo. A pesquisa passou pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFT sob nº 2.442484. Conclui-se que os professores pesquisados utilizavam de metodologias inovadoras no ensino de história. Dentre os estudantes pesquisados afirmaram gostar e valorar a disciplina de história, bem como, o papel do professor na condução das discussões e orientações pedagógicas. Professores e estudantes afirmam que as escolas precisam de melhorias estruturais, e de formação continuada de professores, respectivamente.
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