INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: APROXIMAÇÕES E DESAFIOS A ESCOLA EMERGENTE
Résumé
Este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987; YIN, 2001) que tem como objetivo identificar e compreender algumas aproximações possíveis entre o currículo da escola de tempo integral e a perspectiva interdisciplinar. Este estudo levou em consideração as principais inferências pedagógicas e epistemológicas de Morin (2007), Moraes (2008), Fazenda (2006), Japiassu (1976), sobre o assunto, identificando e discutindo-os em vista das suas principais contribuições para pensarmos e discutirmos o currículo escolar considerando-se a pertinência do viés interdisciplinar para o processo de ensino-aprendizagem na escola que temos hoje. A pesquisa identificou que o currículo assentado sob o viés interdisciplinar pode ser capaz de promover um maior grau de interação e envolvimento de toda a comunidade escolar, abrindo caminhos para a construção de saberes e conhecimentos que interliguem e ressignifiquem processos e práticas de ensino-aprendizagem.
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