INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: APROXIMAÇÕES E DESAFIOS A ESCOLA EMERGENTE

  • Clebson Gomes da Silva SEDUC/TO
  • Rita de Cássia Castro Vidal UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Lilian Gama da Silva Povoa UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Josseane Araújo da Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Abstract

Este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987; YIN, 2001) que tem como objetivo identificar e compreender algumas aproximações possíveis entre o currículo da escola de tempo integral e a perspectiva interdisciplinar. Este estudo levou em consideração as principais inferências pedagógicas e epistemológicas de Morin (2007), Moraes (2008), Fazenda (2006), Japiassu (1976), sobre o assunto, identificando e discutindo-os em vista das suas principais contribuições para pensarmos e discutirmos o currículo escolar considerando-se a pertinência do viés interdisciplinar para o processo de ensino-aprendizagem na escola que temos hoje. A pesquisa identificou que o currículo assentado sob o viés interdisciplinar pode ser capaz de promover um maior grau de interação e envolvimento de toda a comunidade escolar, abrindo caminhos para a construção de saberes e conhecimentos que interliguem e ressignifiquem processos e práticas de ensino-aprendizagem.

Author Biographies

Clebson Gomes da Silva, SEDUC/TO

Mestre em Educação pelo PPGE/UFT. Assessor da Educação Básica no CEE/TO – SEDUC/TO.

Rita de Cássia Castro Vidal, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mestre em Educação pelo PPGE/UFT. Professora da Educação Básica – Semed/Porto Nacional - TO.

Lilian Gama da Silva Povoa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mestranda em Educação pelo PPGE/UFT. Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT

Josseane Araújo da Silva Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mestranda em Educação pelo PPGE/UFT. Universidade Federal do Tocantins (UFT).

References

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O que é um estudo de caso qualitativo em educação. Revista da FAEEBA: Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 22. n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/viewFile/753/526. Acesso em: 20 mai. 2017.

FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: qual o sentido. São Paulo: Loyola, 2006.

GADOTTI, Moacir. Inovações educacionais: educação integral, integrada, integradora e em tempo integral. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.

GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.2. p.1-23, ago. 2011. Disponível: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 20 jan. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Edição eletrônica-E-Book. Campinas, SP: Navegando, 2011. Disponível em: https://www.marxists.org/ portugues/marx/ano /mes/ensino.pdf. Acesso em: 30 out 2018.

MENEZES, Nilton Cézar Rodrigues. Escola de educação integral: uma análise etnográfica crítica da educação sobre a práxis pedagógica compartilhada entre Coordenador pedagógico e corpo docente À luz do pensamento complexo. Universidade do Oeste de Santa Catarina, Colóquio Internacional de Educação, 2014.

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação. São Paulo, SP: Antakarama/WHH, 2008.

______. O paradigma educacional emergente. Campinas/SP: Papirus, 1997.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e cultura. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs.). Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. 2.ed. Portugal: Europa-América, 1996.

______. A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

______. Ciência com consciência. 2ª ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: TRIOM, 1999.

SOUSA, Juliane Gomes de. Formação de professores: um olhar inter-transdisciplinar no curso de pedagogia. 2017. 200f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins. Palmas-TO, 2017.

TORRES, Patrícia L.; BEHRENS, Marilda A. Complexidade, Transdisciplinaridade e Produção de Conhecimento. In: TORRES, Patrícia L. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: SENAR - PR., 2014.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Tradução Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published
2020-11-30