PROFESSORES E LEITURA: CARACTERÍSTICAS DE LEITORES EM FOCO

Résumé

O artigo se constitui de um recorte de uma pesquisa mais ampla, realizada em 2016, que teve como objetivo identificar e analisar as relações que se estabelecem entre leitor e a leitura literária. Para isso, foram mobilizados estudos do campo do letramento literário transversalizados pela semiótica discursiva nas questões relativas ao envolvimento dos sujeitos com os objetos estéticos. A investigação qualitativa de cunho interdisciplinar consistiu num estudo de caso de caráter interpretativista. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio com professores já licenciados e licenciandos pertencentes ao curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Como recorte, nesse artigo são analisadas as características enunciadas pelos participantes como definidoras de um leitor. Mediante análise é possível concluir que as concepções enunciadas sinalizam que as características que definem um leitor são aquelas que o configuram como um sujeito plural, evidenciando uma relação marcada por diversas faces, intenções e demandas

Bibliographies de l'auteur

Maria da Conceição de Jesus Ranke, SEDUC

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Rede Pública Estadual do Tocantins.

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publiée
2020-11-30