PROFESSORES E LEITURA: CARACTERÍSTICAS DE LEITORES EM FOCO
Resumen
O artigo se constitui de um recorte de uma pesquisa mais ampla, realizada em 2016, que teve como objetivo identificar e analisar as relações que se estabelecem entre leitor e a leitura literária. Para isso, foram mobilizados estudos do campo do letramento literário transversalizados pela semiótica discursiva nas questões relativas ao envolvimento dos sujeitos com os objetos estéticos. A investigação qualitativa de cunho interdisciplinar consistiu num estudo de caso de caráter interpretativista. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio com professores já licenciados e licenciandos pertencentes ao curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Como recorte, nesse artigo são analisadas as características enunciadas pelos participantes como definidoras de um leitor. Mediante análise é possível concluir que as concepções enunciadas sinalizam que as características que definem um leitor são aquelas que o configuram como um sujeito plural, evidenciando uma relação marcada por diversas faces, intenções e demandas
Citas
BARTHES, Roland. Aula. (Trad. Leyla Perrone-Moisés) São Paulo: Cultrix, 1997.
______. O prazer do texto. (Trad. J. Guinsburg). 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. 78p.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A leitura incerta: a relação de professores(as) de Português com a leitura. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 27, jul. 1998. Disponível em: <http://www.fundacaotidesetubal.org.br/midia/sugestao_leitura_274. pdf>.Acesso em: 29 ago. 2017.
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. São Paulo: Edusc, 2003.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.
CECCANTINI, João Luís. Leitores iniciantes e comportamento perene de leitura. In: SANTOS, Fabiano dos et al. (Org.). Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 207-232.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: Literatura e senso comum. (Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 292p.
GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. (Trad. Ana Cláudia Oliveira). São Paulo: Hacker Editores, 2002.
MELO, Marcio Araújo de. Entre livros, leitores e realidade. Via Atlântica, São Paulo: n. 28, p. 161-176, dez. 2015.
OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves. Jornal e hábito de leitura na construção da identidade. In: XIII encontro anual da associação nacional de programas de pós-graduação em comunicação, 2004, São Bernardo do Campo. Produção de sentido as mídias, 2004. v. 1. p. 15-30.
PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação. Braga: Universidade do Minho, v. 17, n 1, p. 47-62. 2004.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia Mariza Kuchenbecker. (Orgs.) Escola e literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. (Trad. Celina Olga de Souza) São Paulo: editora 34, 2008.
PIGLIA, Ricardo. O último Leitor. Traduação Heloisa Jahn. Companhia das Letras. 2006. 187p.
SILVA, Luiza Helena Oliveira da. MELO, Márcio Araújo de. O que pode o leitor? Entreletras: Revista do Curso de Mestrado em Ensino de Língua e Literatura da UFT, v. 6, n. 2 p. 120-132, Jul./Dez.2015b.
SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MELO, Márcio Araújo de. Em torno de o cego estrelinho: contribuições da semiótica para as reflexões entre literatura e história. Fênix: Revista de História e estudos culturais, v. 12, n. 1 p. 1-18, Jan./Jul.2015a.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Eliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1999. p. 17-48.
YUNES, Eliana. Pelo avesso: a leitura e o leitor. Letras, Curitiba, n. 44, p. 185-196. Editora da UFPR. 1995.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).