UMA QUESTÃO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA CONJUGAÇÃO VERBAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Résumé
O presente trabalho apresenta reflexões a partir de um relato de experiência realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escola rural no Norte do Tocantins. A proposta analisa a língua do “emo”, praticada por estudantes durante a conjugação de verbos. A investigação se faz mediante observação das situações de fala, escrita e leitura em voz alta. Definimos como objetivo geral, discutir fatores que influenciam na conjugação verbal. O estudo é de caráter qualitativo-interpretativo e toma como corpus atividades desenvolvidas e registradas em diário de campo. Como fundamentação teórica, mobilizamos estudos que se voltam para as variações da língua. Como resultado, evidenciamos que há certa disparidade entre a fala e escrita no repertório de estudantes, mas tal desvio à norma padrão observado nas situações de oralidade, não é regra quando se observa o ato da escrita, logo, tal fenômeno deve ser assinalado como variação de ordem sociocultural, uma das marcas identitárias do grupo.
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