UMA QUESTÃO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA CONJUGAÇÃO VERBAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
O presente trabalho apresenta reflexões a partir de um relato de experiência realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escola rural no Norte do Tocantins. A proposta analisa a língua do “emo”, praticada por estudantes durante a conjugação de verbos. A investigação se faz mediante observação das situações de fala, escrita e leitura em voz alta. Definimos como objetivo geral, discutir fatores que influenciam na conjugação verbal. O estudo é de caráter qualitativo-interpretativo e toma como corpus atividades desenvolvidas e registradas em diário de campo. Como fundamentação teórica, mobilizamos estudos que se voltam para as variações da língua. Como resultado, evidenciamos que há certa disparidade entre a fala e escrita no repertório de estudantes, mas tal desvio à norma padrão observado nas situações de oralidade, não é regra quando se observa o ato da escrita, logo, tal fenômeno deve ser assinalado como variação de ordem sociocultural, uma das marcas identitárias do grupo.
References
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: O que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
_____________. Língua materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002.
_____________. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1990.
COELHO, Paula Maria Cobucci Ribeiro. O tratamento da variação linguística no livro didático de português, 2007. 162 f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Pós-Graduação em Linguística, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Dicionário online do Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/verbo#:~:text=1%20Palavra%20oral%20ou%20escrita,Deus%20ou%20a%20sua%20palavra. Acesso em: 19 mar. 2020.
FREIRE, Gilson Costa; NASCIMENTO, Xella Ohana da Cunha. Ensino de concordância verbal de terceira pessoa do plural por meio de suportes digitais no Ensino Fundamental, 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/5437. Acesso em: 06 out. 2019.
FREIRE, Paulo. Entrevista “Nós podemos reinventar o mundo”, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/266/paulo-freire-nos-podemos-reinventar-o-mundo Acesso em: 13 out. 2019.
HAUY, Amini Boainain Gramática da Língua Portuguesa Padrão. São Paulo: Edusp, 2015.
OLIVEIRA, Roberta Pires de. Gramáticas na escola. Petrópolis: Vozes, 2016.
QUERIQUELLI, Luiz Henrique M. Filologia portuguesa: Caderno de Estudos. Uniasselvi, 2017.
SILVA, Hilda Monetto Flores da. Verbos-suporte ou expressões lexicalizadas?, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sloletras/article/view/7018. Acesso em: 04 out 2019.
Verbo. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=verbo. Acesso em: 10 out. 2019.
XAVIER. Lola Geraldes. Ensino da gramática: reflexões em torno do verbo, 2009. Disponível em: file:///C:/Users/Comunica%C3%A7%C3%A3o.DESKTOP-R2OOFP4/Downloads/Dialnet-EnsinoDaGramaticaReflexoesEmTornoDoVerbo-3398352.pdf. Acesso em: 04 out 2019.
ROCHA, Dayane Carneiro; OLIVEIRA, Prof. Dr. Luiz Roberto Peel Frutado de. Verbo: conceito, história e ensino, 2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/02/020.pdf. Acesso em: 02 out. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).