COMPONENTES DE ENSINO DE INGLÊS EM PLANOS DE AULA DO CURSO CELTA

Palavras-chave: Formação de Professores. Planejamento de Ensino. Ensino de Língua Estrangeira.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de dissertação, na qual investigamos o planejamento de ensino em um contexto de formação profissionalizante de professores de língua estrangeira (LE). O curso CELTA possui uma caracterização distinta da formação docente acadêmica tradicional quanto a duração e ao alcance internacional. Para responder a pergunta: Que aspectos relativos ao ensino de LE são contemplados na elaboração de planos de aula por professores em formação no curso CELTA?, identificaremos a natureza desses aspectos de ensino e sua recorrência no corpus analisado. O corpus é constituído de vinte e seis planos de aula elaborados por cinco professores participantes do curso CELTA em abril de 2019. A análise foi fundamentada em estudos sobre formação de professores, metodologias de ensino de LE e planejamento de ensino. Os resultados parciais indicam que os aspectos de ensino nos planos tendem a priorizar aspectos formais, como gramática e habilidades linguísticas.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Miranda Jorge, UFCG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Universidade Federal de Campina Grande. 

Edmilson Luiz Rafael, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Universidade Federal de Campina Grande. 

Referências

AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: A. R. MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. p. 35-53.

CELANI, Maria Antonieta. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, Vilson (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2 ed. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 23-44.

CELCE-MURCIA, Marianne; LARSEN-FREEMAN, Diane. The Grammar Book: An ESL/EFL teacher's course. 2 ed. Boston: Heinle Cengage Learning, 1999.

LARSEN-FREEMAN, Diane; ANDERSON, Marti. Techniques and Principles in Language Teaching. 3 ed. Oxford: Oxford University Press, 2011.

LEFFA, Vilson. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2 ed. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 353-376.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Aula de inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

PENNYCOOK, Alastair. English in the world/the world in English. In: BURNS, Anne; COFFIN, Caroline (Eds.). Analysing English in a Global Context. New York: Routlege, 2001. p. 78-89.

RICHARDS, Jack; RODGERS, Theodore. Approaches and Methods in Language Teaching. 3 ed. Nova York: Cambridge University Press, 2014.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
2021-07-16