O CURRÍCULO E A DISCIPLINA ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES
Résumé
O foco desse estudo foi analisar os distanciamentos e aproximações de professores da disciplina Educação Física do currículo escrito para o Ensino Fundamental no Estado da Bahia. A produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas a quatro professores e de documentos oficiais que orientam o ensino da Educação Física, analisados mediante a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que há distanciamentos e aproximações entre a utilização do currículo escrito e a prática pedagógica dos professores. Ao mesmo tempo em que reconhecem a importância das orientações contidas nos documentos, destacaram outras possibilidades teórico-metodológicas para a organização curricular. Por fim, notamos o quão importante é fazermos uma aproximação com o campo e com os sujeitos que o compõem na relação com o objeto de estudo, neste caso, a relação professor-prática pedagógica-currículo.
Références
ACOSTA, Javier Merrero. O currículo interpretado: o que as escolas, os professores e as professoras ensinam? In: SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Pesno, 2013.
APPLE, Michael Whitman. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BAHIA. Orientações curriculares e subsídios didáticos para a organização do trabalho pedagógico no ensino fundamental de nove anos. Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica. Diretoria de Educação Básica. Salvador: Secretaria de Educação, 2013.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
GOODSON, Ivo F. A Construção Social do Currículo. Lisboa: EDUCA, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.19, n. 4, p.1103-1112, 2014. Disponível em:
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Pesno, 2013.
SACRISTÁN, José Gimeno. Dez teses sobre a aparente utilidade das competências. In: SACRISTÁN, José Gimeno et al. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
STAVISKI, Gilmar et al. Desenvolvimento profissional em Educação Física: uma abordagem na socialização profissional de professores aposentados. Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v. 7, n. 7.7, p. 409-420, 2020. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).