O CURRÍCULO E A DISCIPLINA ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES
Abstract
O foco desse estudo foi analisar os distanciamentos e aproximações de professores da disciplina Educação Física do currículo escrito para o Ensino Fundamental no Estado da Bahia. A produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas a quatro professores e de documentos oficiais que orientam o ensino da Educação Física, analisados mediante a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que há distanciamentos e aproximações entre a utilização do currículo escrito e a prática pedagógica dos professores. Ao mesmo tempo em que reconhecem a importância das orientações contidas nos documentos, destacaram outras possibilidades teórico-metodológicas para a organização curricular. Por fim, notamos o quão importante é fazermos uma aproximação com o campo e com os sujeitos que o compõem na relação com o objeto de estudo, neste caso, a relação professor-prática pedagógica-currículo.
References
ACOSTA, Javier Merrero. O currículo interpretado: o que as escolas, os professores e as professoras ensinam? In: SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Pesno, 2013.
APPLE, Michael Whitman. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BAHIA. Orientações curriculares e subsídios didáticos para a organização do trabalho pedagógico no ensino fundamental de nove anos. Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica. Diretoria de Educação Básica. Salvador: Secretaria de Educação, 2013.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
GOODSON, Ivo F. A Construção Social do Currículo. Lisboa: EDUCA, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.19, n. 4, p.1103-1112, 2014. Disponível em:
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Pesno, 2013.
SACRISTÁN, José Gimeno. Dez teses sobre a aparente utilidade das competências. In: SACRISTÁN, José Gimeno et al. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
STAVISKI, Gilmar et al. Desenvolvimento profissional em Educação Física: uma abordagem na socialização profissional de professores aposentados. Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v. 7, n. 7.7, p. 409-420, 2020. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).