PRÁTICA DOCENTE VIRTUALIZADA NO GOOGLE CLASSROOM DURANTE O ENSINO REMOTO: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES

Palavras-chave: Ensino Remoto. Distanciamento físico. Google Classroom. Prática Docente.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores diante da prática docente virtualizada no Google Classroom durante as aulas remotas. É neste contexto que o ensino remoto vem se destacando como alternativa educacional no prosseguimento dos estudos durante o distanciamento físico causado pela pandemia da Covid-19 (Novo Coronavírus), que afetou significativamente as instituições que desenvolvem o ensino presencial no país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Como instrumento para produção de dados, realizou-se a aplicação de um questionário semiestruturado que foi disponibilizado através do Google Forms. Os colaboradores foram dez professores que atuam em uma escola da rede pública municipal de ensino de Jeremoabo/BA. O estudo apontou como resultados que a maior dificuldade do período atual veio da mudança de hábitos e da apropriação tecnológica, e que a escolha pelo Google Classroom foi feita mediante a necessidade de práticas de inclusão digital. Neste sentido, os docentes estão sendo desafiados a incluir tecnologias no ensino, mesmo com dificuldades, com falta de recurso e sem formação específica que contemple os seus usos, o que se soma à indisponibilidade de recursos digitais e de acesso à internet por parte dos estudantes.

Biografia do Autor

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciado em Pedagogia (FANEB). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq). 

Eliel Souza de Oliveira, Centro Universitário Ages

Licenciado em Ciências Biológicas (UNIAGES). Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM). Professor da rede municipal de ensino de Jeremoabo/BA. 

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutorando em Educação (UFS). Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UNEB). Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC/UFS/CNPq). 

Referências

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Publicado
2022-03-08