PRÁTICA DOCENTE VIRTUALIZADA NO GOOGLE CLASSROOM DURANTE O ENSINO REMOTO: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores diante da prática docente virtualizada no Google Classroom durante as aulas remotas. É neste contexto que o ensino remoto vem se destacando como alternativa educacional no prosseguimento dos estudos durante o distanciamento físico causado pela pandemia da Covid-19 (Novo Coronavírus), que afetou significativamente as instituições que desenvolvem o ensino presencial no país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Como instrumento para produção de dados, realizou-se a aplicação de um questionário semiestruturado que foi disponibilizado através do Google Forms. Os colaboradores foram dez professores que atuam em uma escola da rede pública municipal de ensino de Jeremoabo/BA. O estudo apontou como resultados que a maior dificuldade do período atual veio da mudança de hábitos e da apropriação tecnológica, e que a escolha pelo Google Classroom foi feita mediante a necessidade de práticas de inclusão digital. Neste sentido, os docentes estão sendo desafiados a incluir tecnologias no ensino, mesmo com dificuldades, com falta de recurso e sem formação específica que contemple os seus usos, o que se soma à indisponibilidade de recursos digitais e de acesso à internet por parte dos estudantes.

Biografía del autor/a

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciado em Pedagogia (FANEB). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq). 

Eliel Souza de Oliveira, Centro Universitário Ages

Licenciado em Ciências Biológicas (UNIAGES). Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM). Professor da rede municipal de ensino de Jeremoabo/BA. 

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutorando em Educação (UFS). Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UNEB). Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC/UFS/CNPq). 

Citas

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. Revista EmRede, Porto Alegre, v.7, n.1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 12 jul. 2020.

BAHIA. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE N.º 27, de 25 de março de 2020. Orienta as instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino sobre o desenvolvimento das atividades curriculares, em regime especial. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/homologadares272020.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020.

BAHIA. Diário Oficial. Decreto nº 19.586, de 27 de março de 2020. Estabelece Medidas restritivas de combate ao Novo Coronavírus. Disponível em: http://diarios.egba.ba.gov.br/html/_DODia/DO_frm0.html. Acesso em: 10 jul. 2020.

BELUSSO, Roniele; PERUCHIN, Débora. Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação. TEAR: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, v.7, n.1, p. 01-17, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2701. Acesso em: 16 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 12 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=603&pagina=1&data=19/03/2020&totalArquivos=1. Acesso em: 12 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 12 jul. 2020.

BRASIL. Diário Oficial da União. Medida Provisória nº 934, de 1º de Abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 12 jul. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.

FERRETE, A. A. S. S.; FERRETE, R. B. As tecnologias móveis na formação docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 4. ed, 2015, Maceió. Anais [...]. Alagoas: Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2015. Disponível em: https://www.brie.org/pub/index.php/wcbie/article/download/6129/4297. Acesso em: 02 abr. 2020.

FERRETE, A. A. S. S.; SANTOS, W. L. Inclusão digital na escola: uma análise dos relatos de experiências dos professores da Educação Básica no município de Jeremoabo-BA. Revista UniRios, Paulo Afonso, n. 23, p. 13-29, 2020. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2020/23/inclusao_digital_na_escola.pdfAcesso em: 04 jul. 2020.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

JEREMOABO. Diário Oficial. Decreto Municipal Nº 025 de 17 de março de 2020. Estabelece suspenção das aulas de escolas públicas e privadas no município em decorrência da COVID-19. Disponível em: http://jeremoabo.ba.io.org.br/diarioOficial/download/427/2843/0. Acesso em: 10 jun. 2020.

JEREMOABO. Conselho Municipal de Educação. Resultado de Pesquisa CME: aulas remotas em Jeremoabo. Disponível em: http://jeremoabo.ba.io.org.br/linksUteis. Acesso em: 13 jul. 2020.

MARCONDES, R. M. S. T.; FERRETE, A. A. S. S. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação e metodologias ativas na personalização do ensino de Redação. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 6, p. 207-220, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2314/1527. Acesso em: 05 jul. 2020.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M. L; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas, SP: Papirus. 2006. p. 11-66.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia de Pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Editora Lamparina, 2008.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, p. 01-35, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772. Acesso em: 07 jul. 2020.

NEUMAN, L. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Boston: Allyn & Bacon, 1997.

SANTOS, W. L.; FERRETE, A. A. S. S.; ALVES, M. M. S. A produção do conhecimento sobre Facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 020031- 020059, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255. Acesso em: 04 jul. 2020.

VASCONCELOS, A. D. et.al. Os aplicativos do G Suite do Google For Education no processo de formação inicial de pedagogos em Aracaju, Sergipe. In: SCHNEIDER, H. N.; CARVALHO, G. N.; DIAS, M. A. N. (org.). Aprendendo com o outro. Aracaju: Edições Micael, 2019. p. 207-227.

VASCONCELOS, C. A. Interfaces interativas na Educação A Distância: estudo sobre cursos de Geografia. Recife: UFPE, 2017.
Publicado
2022-03-08