PRÁTICA DOCENTE VIRTUALIZADA NO GOOGLE CLASSROOM DURANTE O ENSINO REMOTO: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES

Résumé

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores diante da prática docente virtualizada no Google Classroom durante as aulas remotas. É neste contexto que o ensino remoto vem se destacando como alternativa educacional no prosseguimento dos estudos durante o distanciamento físico causado pela pandemia da Covid-19 (Novo Coronavírus), que afetou significativamente as instituições que desenvolvem o ensino presencial no país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Como instrumento para produção de dados, realizou-se a aplicação de um questionário semiestruturado que foi disponibilizado através do Google Forms. Os colaboradores foram dez professores que atuam em uma escola da rede pública municipal de ensino de Jeremoabo/BA. O estudo apontou como resultados que a maior dificuldade do período atual veio da mudança de hábitos e da apropriação tecnológica, e que a escolha pelo Google Classroom foi feita mediante a necessidade de práticas de inclusão digital. Neste sentido, os docentes estão sendo desafiados a incluir tecnologias no ensino, mesmo com dificuldades, com falta de recurso e sem formação específica que contemple os seus usos, o que se soma à indisponibilidade de recursos digitais e de acesso à internet por parte dos estudantes.

Bibliographies de l'auteur

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciado em Pedagogia (FANEB). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq). 

Eliel Souza de Oliveira, Centro Universitário Ages

Licenciado em Ciências Biológicas (UNIAGES). Especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM). Professor da rede municipal de ensino de Jeremoabo/BA. 

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutorando em Educação (UFS). Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UNEB). Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC/UFS/CNPq). 

Références

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Publiée
2022-03-08