A EDUCAÇÃO INFANTIL REFLETIDA NAS TELAS: UM PANORAMA COMPOSTO A PARTIR DE LIVES SOBRE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA DE COVID-19
Résumé
Neste artigo analisamos transcrições de lives que trataram temáticas relacionadas à Educação Infantil em tempos de Covid-19, sob a ótica da defesa das crianças e das infâncias, com aporte na Pedagogia da infância e na Sociologia da infância, transmitidas entre abril e junho de 2020. As transcrições utilizadas como base para esta análise foram registradas por seus próprios autores e por meio delas localizamos reflexões em três esferas, sendo a mais evidenciada e por esta razão o objeto de análise deste artigo a ‘Formação política e análise de conjuntura’. Considerando ser urgente considerarmos as crianças e suas infâncias nas propostas voltadas à Educação Infantil nesse contexto da pandemia, a pesquisa a partir das transcrições de falas oriundas dessas lives possibilitou tornar visível o cenário composto pelas reflexões, dilemas e tensões presentes nesse recorte histórico e temporal, preservando a essência representativa e dinâmica da expressão do vivido em tempo real.
Références
ARENDT, Hannah. A crise na educação: III e IV. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre “infância como um fenômeno social”. Eurosocial Report, n. 47, pp. 11-18, Viena, 1993. Tradução de Maria Letícia Nascimento, para utilização em disciplina do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
____________. Infância e Política. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.777-792, set./dez. 2010.
SANTOS, Natalia Francisca Cardia dos. As Infâncias e a Educação Infantil em Tempos de Pandemia: Que cenário revelam lives sobre o tema. Revista Olhar de Professor, v. 23, p. 12-16, 23 abril. 2021.
____________; SILVA, Adriana da Silva; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. (Orgs). Resistir para/com a infância continuar a existir: Transcrição de 21 lives sobre infâncias e Educação Infantil na pandemia de Covid-19. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. 42, out. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).