A EDUCAÇÃO INFANTIL REFLETIDA NAS TELAS: UM PANORAMA COMPOSTO A PARTIR DE LIVES SOBRE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA DE COVID-19
Abstract
Neste artigo analisamos transcrições de lives que trataram temáticas relacionadas à Educação Infantil em tempos de Covid-19, sob a ótica da defesa das crianças e das infâncias, com aporte na Pedagogia da infância e na Sociologia da infância, transmitidas entre abril e junho de 2020. As transcrições utilizadas como base para esta análise foram registradas por seus próprios autores e por meio delas localizamos reflexões em três esferas, sendo a mais evidenciada e por esta razão o objeto de análise deste artigo a ‘Formação política e análise de conjuntura’. Considerando ser urgente considerarmos as crianças e suas infâncias nas propostas voltadas à Educação Infantil nesse contexto da pandemia, a pesquisa a partir das transcrições de falas oriundas dessas lives possibilitou tornar visível o cenário composto pelas reflexões, dilemas e tensões presentes nesse recorte histórico e temporal, preservando a essência representativa e dinâmica da expressão do vivido em tempo real.
References
ARENDT, Hannah. A crise na educação: III e IV. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre “infância como um fenômeno social”. Eurosocial Report, n. 47, pp. 11-18, Viena, 1993. Tradução de Maria Letícia Nascimento, para utilização em disciplina do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
____________. Infância e Política. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.777-792, set./dez. 2010.
SANTOS, Natalia Francisca Cardia dos. As Infâncias e a Educação Infantil em Tempos de Pandemia: Que cenário revelam lives sobre o tema. Revista Olhar de Professor, v. 23, p. 12-16, 23 abril. 2021.
____________; SILVA, Adriana da Silva; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. (Orgs). Resistir para/com a infância continuar a existir: Transcrição de 21 lives sobre infâncias e Educação Infantil na pandemia de Covid-19. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. 42, out. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).