TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO E A PANDEMIA DA COVID-19: UM DEBATE ABERTO
Résumé
Devido à pandemia da Covid-19, em 2020, fez-se necessária a adoção massiva das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por consequência, foram criados espaços interativos e de compartilhamento on-line. Acalora-se o debate em torno dos discursos maniqueístas sobre as TDIC, oscilando-se entre sua desvalorização e a euforia com suas possibilidades quando aplicadas à educação. O artigo traz à tona a relação das TDIC e da prática pedagógica, levando-se em conta os aspectos críticos relativos ao seu acesso e problemas gerados pelos discursos utópicos e distópicos. Conclui-se que o maior desafio reside na adoção de uma abordagem que considere as questões políticas e de poder envolvidas nas posições-limite capazes de refletir criticamente sobre os usos da tecnologia na educação e a inclusão digital em prol da democratização do ensino e, pela pesquisa, da superação de perspectivas solucionistas, mercadológicas e excludentes, de professores e alunos, em torno das TDIC.
Références
BALL, S. Aprendizagem ao longo da vida, subjetividade e a sociedade totalmente pedagogizada, v. 36, n. 2, p. 144-155, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12886. Acesso em: 27 ago. 2020.
BARRETO, R. G. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação & Sociedade, v. 33, p. 985-1002, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400004. Acesso em: 15 ago. 2020.
BARRETO, R. G. Objetos como sujeitos: o deslocamento radical. In: FERREIRA, Giselle; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: Seses, 2017. 124-159. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.
BELLONI, M. L. Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 65, p. 143-162, dez. 1998. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301998000400005. Acesso em: 27 set. 2020.
BIESTA, G. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 808-825, dez. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300009. Acesso em: 27 set. 2020.
CGI.br. Comitê Gestor da Internet no Brasil. TIC EDUCAÇÃO Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras – 2018. 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.
COUTINHO, C. P. A influência das teorias cognitivas na investigação em Tecnologia Educativa: pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados. Revista Portuguesa de Educação, Minho, vol. 21, n. 1, p. 101-127, 2008. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13921/10509 Acesso em: 13 jan. 2020.
FCC. Fundação Carlos Chagas. Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2020/06/educacao-pandemia-a4_16-06_final.pdf. Acesso em: 14 set. 2020.
FEENBERG, A. O que é Filosofia da Tecnologia? Conferência pronunciada para os estudantes universitários de Komaba, jun. 2003. Tradução de Augustín Apaza, com revisão de Newton Ramos-de-Oliveira. 17 p. Disponível em: <http://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf>. Acesso em: 22 set. 2020.
FURLANETO, A. Covid-19: especialistas discutem rumos da educação brasileira após fim do isolamento social [Entrevista com Catarina de Almeida Santos (UnB), Daniel Cara (USP), Andrea Ramal (PUC-Rio) e Priscila Cruz (Todos pela Educação)]. O GLOBO, Rio de Janeiro, On-line, 11 abri. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/covid-19-especialistas-discutem-rumos-da-educacao-brasileira-apos-fim-do-isolamento-social-1-24364206. Acesso em: 19 jul. 2020.
GIOVANELLI DIAS, B.; RIBEIRO, G. A. M. A educação remota em tempos de pandemia: discutindo os processos ensino-aprendizagem e as flexibilizações dos processos educativos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA (CIET). ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EnPED), 5., ago. 2020, São Carlos, Anais, UFSCAR, 2020. p. 1-9.
GRANDISOLI, E.; JACOBI, P. R.; MARCHINI, S. (Coord.). Pesquisa -Educação, Docência e a COVID-19. USP – cidades globais. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, set. 2020. Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/pesquisa-educacao-docencia-e-a-covid-19. Acesso em: 18 set. 2020.
MACEDO, N. A.; PESSANHA, F. N. L.; ALENCAR, C. S. Escola da pequena infância e alguns paradoxos no contexto da pandemia da covid-19. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-6, set. 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16035/209209213643. Acesso em: 24 set. 2020.
MARCELO, C.; RIJO, D. Aprendizaje autorregulado de estudiantes universitarios: Los usos de las tecnologías digitales. Revista Caribeña de Investigación Educativa (RECIE), v. 3, n. 1, p. 62-81, 14 jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.32541/recie.2019.v3i1.pp62-81. Acesso em: 02 set. 2020.
MOROZOV, E. To save everything, click here: Technology, Solutionism, and the Urge to Fix Problems that Don’t Exist. 2014.
NETO, J. M. A. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia:por que se refletir em tempo de pandemia. Revista Prospectus: gestão e tecnologia, v. 2, n. 1, p. 28-38, ago/fev. 2020. Disponível em: https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32/21. Acesso em: 10 set. 2020.
PELGRUM, W. J.; LAW, N. ICT in Education around the World: Trends, Problems and Prospects. Paris: Unesco, 2003.
POSTMAN, N. The surrender of culture to technology. Palestra realizada no College of DuPage, 11 mar. 1997. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=hlrv7DIHllE. Acesso em: 18 out. 2021.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. P.; DUARTE, C.S. Pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, Número Temático, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128. Acesso em: 05 set. 2020.
ROSADO, L. A. S. et al. De Metrópolis a Matrix: arte e filosofia na formação de pesquisadores em educação Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v. 33, n. 64, p. 97-110, 2015. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/371/272. Acesso em: 10 set. 2020.
RÜDIGER, F. Preliminares ao relato da problemática teórica da cibercultura; A cibercultura e a polêmica sobre a técnica na era das massas: populistas, conservadores e criticistas. In: RÜDIGER, F. As teorias da Cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 7-72.
SANTOS, S. R. M.; FERREIRA, D.; MANESCHY, P. Concepções críticas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação e processos de ensinar e aprender: contribuições possíveis para as práticas pedagógicas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO. Paranaíba, v.11, n.32, p. 735 - 763, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4786/3591. Acesso em: 25 set. 2020.
SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES FILHO, J. de P.; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030002. Acesso em: 22 jun. 2020.
SELWYN, N. What do we mean by ‘education’ and ‘technology’? In: SELWYN, N. Education and Technology: key issues and debates. Londres: Bloomsbury, 2011. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
SELWYN, N. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, G.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: Seses, 2017a. p. 85-103. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf.
SELWYN, N. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In: ROCHA, C.; El Kadri, M.; J. (Eds.). Diálogos sobre tecnologia educacional. São Paulo: Pontes, 2017b, p. 5-40. Disponível em: https://doi.org/10.31235/osf.io/5pu3x. Acesso em: 17 set. 2020.
SILVA, S. A quarentena em uma nuvem. Petrópolis: Vozes, 2020. Disponível em: http://vozes.com.br/a-quarentena-em-uma-nuvem-por-solimar-silva/. Acesso em: 22 jul. 2020.
TAROUCO, L. M. R. Competências digitais dos professores. In: Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. TIC Educação - 2018. TIC EDUCAÇÃO Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. p. 33-44. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).