TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO E A PANDEMIA DA COVID-19: UM DEBATE ABERTO

Résumé

Devido à pandemia da Covid-19, em 2020, fez-se necessária a adoção massiva das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por consequência, foram criados espaços interativos e de compartilhamento on-line. Acalora-se o debate em torno dos discursos maniqueístas sobre as TDIC, oscilando-se entre sua desvalorização e a euforia com suas possibilidades quando aplicadas à educação. O artigo traz à tona a relação das TDIC e da prática pedagógica, levando-se em conta os aspectos críticos relativos ao seu acesso e problemas gerados pelos discursos utópicos e distópicos. Conclui-se que o maior desafio reside na adoção de uma abordagem que considere as questões políticas e de poder envolvidas nas posições-limite capazes de refletir criticamente sobre os usos da tecnologia na educação e a inclusão digital em prol da democratização do ensino e, pela pesquisa, da superação de perspectivas solucionistas, mercadológicas e excludentes, de professores e alunos, em torno das TDIC.

Bibliographies de l'auteur

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA. 

Diego Ferreira, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA.

Patricia Maneschy Duarte, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências - Mestrado e Doutorado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ). 

Références

BALL, S. Aprendizagem ao longo da vida, subjetividade e a sociedade totalmente pedagogizada, v. 36, n. 2, p. 144-155, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12886. Acesso em: 27 ago. 2020.

BARRETO, R. G. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação & Sociedade, v. 33, p. 985-1002, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400004. Acesso em: 15 ago. 2020.

BARRETO, R. G. Objetos como sujeitos: o deslocamento radical. In: FERREIRA, Giselle; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: Seses, 2017. 124-159. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.

BELLONI, M. L. Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 65, p. 143-162, dez. 1998. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301998000400005. Acesso em: 27 set. 2020.

BIESTA, G. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 808-825, dez. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300009. Acesso em: 27 set. 2020.

CGI.br. Comitê Gestor da Internet no Brasil. TIC EDUCAÇÃO Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras – 2018. 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

COUTINHO, C. P. A influência das teorias cognitivas na investigação em Tecnologia Educativa: pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados. Revista Portuguesa de Educação, Minho, vol. 21, n. 1, p. 101-127, 2008. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13921/10509 Acesso em: 13 jan. 2020.

FCC. Fundação Carlos Chagas. Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2020/06/educacao-pandemia-a4_16-06_final.pdf. Acesso em: 14 set. 2020.

FEENBERG, A. O que é Filosofia da Tecnologia? Conferência pronunciada para os estudantes universitários de Komaba, jun. 2003. Tradução de Augustín Apaza, com revisão de Newton Ramos-de-Oliveira. 17 p. Disponível em: <http://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf>. Acesso em: 22 set. 2020.

FURLANETO, A. Covid-19: especialistas discutem rumos da educação brasileira após fim do isolamento social [Entrevista com Catarina de Almeida Santos (UnB), Daniel Cara (USP), Andrea Ramal (PUC-Rio) e Priscila Cruz (Todos pela Educação)]. O GLOBO, Rio de Janeiro, On-line, 11 abri. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/covid-19-especialistas-discutem-rumos-da-educacao-brasileira-apos-fim-do-isolamento-social-1-24364206. Acesso em: 19 jul. 2020.

GIOVANELLI DIAS, B.; RIBEIRO, G. A. M. A educação remota em tempos de pandemia: discutindo os processos ensino-aprendizagem e as flexibilizações dos processos educativos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA (CIET). ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EnPED), 5., ago. 2020, São Carlos, Anais, UFSCAR, 2020. p. 1-9.

GRANDISOLI, E.; JACOBI, P. R.; MARCHINI, S. (Coord.). Pesquisa -Educação, Docência e a COVID-19. USP – cidades globais. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, set. 2020. Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/pesquisa-educacao-docencia-e-a-covid-19. Acesso em: 18 set. 2020.

MACEDO, N. A.; PESSANHA, F. N. L.; ALENCAR, C. S. Escola da pequena infância e alguns paradoxos no contexto da pandemia da covid-19. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-6, set. 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16035/209209213643. Acesso em: 24 set. 2020.

MARCELO, C.; RIJO, D. Aprendizaje autorregulado de estudiantes universitarios: Los usos de las tecnologías digitales. Revista Caribeña de Investigación Educativa (RECIE), v. 3, n. 1, p. 62-81, 14 jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.32541/recie.2019.v3i1.pp62-81. Acesso em: 02 set. 2020.

MOROZOV, E. To save everything, click here: Technology, Solutionism, and the Urge to Fix Problems that Don’t Exist. 2014.

NETO, J. M. A. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia:por que se refletir em tempo de pandemia. Revista Prospectus: gestão e tecnologia, v. 2, n. 1, p. 28-38, ago/fev. 2020. Disponível em: https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32/21. Acesso em: 10 set. 2020.

PELGRUM, W. J.; LAW, N. ICT in Education around the World: Trends, Problems and Prospects. Paris: Unesco, 2003.

POSTMAN, N. The surrender of culture to technology. Palestra realizada no College of DuPage, 11 mar. 1997. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=hlrv7DIHllE. Acesso em: 18 out. 2021.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. P.; DUARTE, C.S. Pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, Número Temático, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128. Acesso em: 05 set. 2020.

ROSADO, L. A. S. et al. De Metrópolis a Matrix: arte e filosofia na formação de pesquisadores em educação Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v. 33, n. 64, p. 97-110, 2015. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/371/272. Acesso em: 10 set. 2020.

RÜDIGER, F. Preliminares ao relato da problemática teórica da cibercultura; A cibercultura e a polêmica sobre a técnica na era das massas: populistas, conservadores e criticistas. In: RÜDIGER, F. As teorias da Cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 7-72.

SANTOS, S. R. M.; FERREIRA, D.; MANESCHY, P. Concepções críticas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação e processos de ensinar e aprender: contribuições possíveis para as práticas pedagógicas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO. Paranaíba, v.11, n.32, p. 735 - 763, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4786/3591. Acesso em: 25 set. 2020.

SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES FILHO, J. de P.; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030002. Acesso em: 22 jun. 2020.

SELWYN, N. What do we mean by ‘education’ and ‘technology’? In: SELWYN, N. Education and Technology: key issues and debates. Londres: Bloomsbury, 2011. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.

SELWYN, N. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, G.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: Seses, 2017a. p. 85-103. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf.

SELWYN, N. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In: ROCHA, C.; El Kadri, M.; J. (Eds.). Diálogos sobre tecnologia educacional. São Paulo: Pontes, 2017b, p. 5-40. Disponível em: https://doi.org/10.31235/osf.io/5pu3x. Acesso em: 17 set. 2020.

SILVA, S. A quarentena em uma nuvem. Petrópolis: Vozes, 2020. Disponível em: http://vozes.com.br/a-quarentena-em-uma-nuvem-por-solimar-silva/. Acesso em: 22 jul. 2020.

TAROUCO, L. M. R. Competências digitais dos professores. In: Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. TIC Educação - 2018. TIC EDUCAÇÃO Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. p. 33-44. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

Publiée
2022-03-09