TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO E A PANDEMIA DA COVID-19: UM DEBATE ABERTO

Palavras-chave: TDIC. Coronavírus. Democratização da Educação.

Resumo

Devido à pandemia da Covid-19, em 2020, fez-se necessária a adoção massiva das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por consequência, foram criados espaços interativos e de compartilhamento on-line. Acalora-se o debate em torno dos discursos maniqueístas sobre as TDIC, oscilando-se entre sua desvalorização e a euforia com suas possibilidades quando aplicadas à educação. O artigo traz à tona a relação das TDIC e da prática pedagógica, levando-se em conta os aspectos críticos relativos ao seu acesso e problemas gerados pelos discursos utópicos e distópicos. Conclui-se que o maior desafio reside na adoção de uma abordagem que considere as questões políticas e de poder envolvidas nas posições-limite capazes de refletir criticamente sobre os usos da tecnologia na educação e a inclusão digital em prol da democratização do ensino e, pela pesquisa, da superação de perspectivas solucionistas, mercadológicas e excludentes, de professores e alunos, em torno das TDIC.

Biografia do Autor

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA. 

Diego Ferreira, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA.

Patricia Maneschy Duarte, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências - Mestrado e Doutorado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ). 

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Publicado
2022-03-09