EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES E INCERTEZAS

Palavras-chave: Trabalho Docente. Irrupção Viral. Educação Infantil.

Resumo

O presente trabalho objetiva evocar reflexões e direcionamentos sobre a Educação Infantil nesse tempo de pandemia, considerando que é na educação infantil que as crianças têm acesso à educação formal, complementar à educação recebida na família e nas suas vivências sociais. O estudo constitui-se de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Por ainda atravessarmos as incertezas trazidas pela pandemia no âmbito educacional, não existe resposta única que minimize o impacto na vida escolar das crianças que ficaram fora do contexto escolar, mesmo que algumas tenham tido acesso às plataformas digitais e outros meios tecnológicos educativos. A pandemia acentuou a desigualdade social, financeira e tecnológica. É imprescindível saber o que as redes de ensino estão fazendo para o retorno da educação infantil quanto à reorganização de tempo, adequação do professor e da criança, treinamento pedagógico e sanitário, mapeamento das crianças e famílias mais vulneráveis e os reflexos na vida escolar.

Biografia do Autor

Jocélia Barbosa Nogueira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora do Departamento de Administração e Planejamento da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação (PROF-FILO) da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas.   Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002). 

Beatriz Carvalho de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2021). 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos