EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES E INCERTEZAS
Abstract
O presente trabalho objetiva evocar reflexões e direcionamentos sobre a Educação Infantil nesse tempo de pandemia, considerando que é na educação infantil que as crianças têm acesso à educação formal, complementar à educação recebida na família e nas suas vivências sociais. O estudo constitui-se de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Por ainda atravessarmos as incertezas trazidas pela pandemia no âmbito educacional, não existe resposta única que minimize o impacto na vida escolar das crianças que ficaram fora do contexto escolar, mesmo que algumas tenham tido acesso às plataformas digitais e outros meios tecnológicos educativos. A pandemia acentuou a desigualdade social, financeira e tecnológica. É imprescindível saber o que as redes de ensino estão fazendo para o retorno da educação infantil quanto à reorganização de tempo, adequação do professor e da criança, treinamento pedagógico e sanitário, mapeamento das crianças e famílias mais vulneráveis e os reflexos na vida escolar.
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