NOVO CENÁRIO, VELHOS PROBLEMAS: DESCARACTERIZAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID – 19
Résumé
Mediante o cenário expansivo do novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, as escolas de Educação Básica suspenderam suas atividades presenciais e por conseguinte algumas instituições assumiram as aulas remotas como égide. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar os impactos do novo cenário educacional na identidade profissional e no trabalho educativo de professores a partir dos pressupostos do materialismo histórico dialético e dos princípios da Teoria Histórico-cultural e Pedagogia Histórico-crítica. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que o novo cenário mundial maximiza velhos problemas estruturais do sistema educacional brasileiro, evidenciados por um projeto de Educação ancorado em matrizes reformistas e princípios gerencialistas que vislumbram a privatização do ensino público e a adoção de novas tecnologias como solução para a educação. Ademais, as novas competências aludidas ao professor impactam diretamente na descaraterização da sua identidade profissional e no seu trabalho educativo.
Références
ANES, R. R. M. Trabalho docente na educação superior: formação, profissionalização e emancipação do professor. 2018. 322f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UFG, Goiânia, 2018.
ARCE, A. Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 113, p. 167-184, jul. 2001.
AVELAR, M. Educação e COVID-19: cenário para o avanço da privatização? 2020. Disponível em: https://campanha.org.br/analises/marina-avelar/educacao-e-covid-19-cenario-para-o-avanco-da-privatizacao/ . Acesso em: 15 ago. 2020
BALL, S. J. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, año/v. 15, n. 002 Universidade do Minho Braga, Portugal pp. 3-23,2002.
BALL, S. J. Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 33-52, jan. /jun. 2012.
DOURADO, L. F. Reformas do Estado e as políticas para a educação superior no brasil nos anos 90. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 80, p. 234-252, setembro/2002.
DUARTE, N. A individualidade para si: contribuições a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 2014.
DUARTE, N. A teoria da atividade como uma abordagem para a pesquisa em educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 279-301, jul./dez. 2002.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pósmodernas da teoria vigotskiana. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
ENGELS, F. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Trabalho relacionado com as investigações de L. H. Morgan. 9.ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil,1978.
GOIÁS. Secretaria-Geral da Governadoria. Coordenação do Conselho Pleno. Resolução CEE/CEP 02/2020. Decreto nº 9.632, de 13 de março de 2020. 2020a. Disponível em: https://cee.go.gov.br/resolucao-022020-sobre-o-regime-especial-de-aulas-nao-presenciais/ . Acesso em: 15 ago. 2020.
GOIÁS. Secretaria-Geral da Governadoria. Coordenação do Conselho Pleno. Resolução CEE/CEP n.15, de 10 de agosto de 2020. 2020b. Disponível em: https://cee.go.gov.br/resolucao-ceecp-n-152020-autoriza-reanp-ate-o-final-do-ano-letivo-e-estabelece-normas-para-realizacao-de-avaliacoes/ Acesso em: 20 set. 2020.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
LAVOURA, T. N.; MARSIGLIA, A. C. G. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 345-376, jun. 2015.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Panha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006. p. 59-84.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
MARX, K. O Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 1988.
MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. Boitempo.2004.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K. O capital. São Paulo: Boitempo, 2017. v. I.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
OLIVEIRA, D. A. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educ. Soc., v. 36, n. 132. set 2015.
SANTANA, P. Em meio à pandemia de coronovírus, setor de comunicação digital cresce exponencialmente. Infomoney. São Paulo, 24 mar. 2020. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/negocios/em-meio-a-pandemia-de-coronavirus-empresas-de-tecnologia-de-trabalho-remoto-colhem-bons-frutos/. Acesso em: 15 ago. 2020
SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v.9, n.1, jan/jun. p.07-19, 2011.
SAVIANI, D. Educação socialista, Pedagogia Histórico-Crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Org.) Marxismo e Educação: debates contemporâneos. 2. ed. Campinas: Autores Associados: Histedbr, 2007. p. 223-274.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. (Coleção educação contemporânea).
SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo, Cortez, 2001.
SAVIANI, D. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. 5. ed. São Paulo, Cortez, 1985.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, D. Perspectiva Marxiana do Problema Subjetividade-Intersubjetividade. In: Duarte, N. (Org.) Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 21-46.
SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. A mística da profissionalização docente. Revista Portuguesa de Educação. Braga: Universidade do Minho, v. 16, n. 2, 2003.
SHIROMA, E. O. Gerencialismo e formação de professores nas agendas das Organizações Multilaterais. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 88-106, mai./ago, 2018.
VEIGA, I. P. A. Projeto político- pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Campinas: Papirus, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).