NOVO CENÁRIO, VELHOS PROBLEMAS: DESCARACTERIZAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID – 19

Abstract

Mediante o cenário expansivo do novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, as escolas de Educação Básica suspenderam suas atividades presenciais e por conseguinte algumas instituições assumiram as aulas remotas como égide. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar os impactos do novo cenário educacional na identidade profissional e no trabalho educativo de professores a partir dos pressupostos do materialismo histórico dialético e dos princípios da Teoria Histórico-cultural e Pedagogia Histórico-crítica. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que o novo cenário mundial maximiza velhos problemas estruturais do sistema educacional brasileiro, evidenciados por um projeto de Educação ancorado em matrizes reformistas e princípios gerencialistas que vislumbram a privatização do ensino público e a adoção de novas tecnologias como solução para a educação. Ademais, as novas competências aludidas ao professor impactam diretamente na descaraterização da sua identidade profissional e no seu trabalho educativo.

Author Biographies

Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) -  Catalão, Goiás. 

Leonardo Carlos de Andrade, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). 

Janaína Cassiano Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Adjunta no curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC – UFCAT), Catalão, Goiás.  

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Published
2022-03-09