APRENDIZAGEM E TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE COVID-19 NO ESTADO DE RONDÔNIA
Résumé
A presente pesquisa investigou, a partir das percepções dos (denominados) professores articuladores de um processo de formação continuada realizada em Rondônia, via Ensino Remoto Emergencial, aprendizagens, dificuldades e a incidência de Trabalho Colaborativo (TC). Adotou-se a perspectiva vygotskiana sobre importância do outro para o processo de aprendizagem e as sistematizações de TC realizadas por Costa e Damiani. Os dados, coletados mediante questionário on-line e observação participante, discutidos via análise textual discursiva, sugerem que: as aprendizagens mais relevantes foram aquelas relativas ao uso das tecnologias; o conteúdo sobre a BNCC também foi mencionado pelos professores, mas com menor incidência; as principais adversidades apontadas foram a internet precária nos municípios e as dificuldades dos professores quanto ao uso das tecnologias emergentes; a maioria (82%) respondeu ter ocorrido atividades de TC durante a formação, salientando expressões-chave, como: trabalho em equipe, ajuda mútua, liderança compartilhada, diálogo, troca de experiências e aprendizado coletivo.
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