APRENDIZAGEM E TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE COVID-19 NO ESTADO DE RONDÔNIA
Abstract
A presente pesquisa investigou, a partir das percepções dos (denominados) professores articuladores de um processo de formação continuada realizada em Rondônia, via Ensino Remoto Emergencial, aprendizagens, dificuldades e a incidência de Trabalho Colaborativo (TC). Adotou-se a perspectiva vygotskiana sobre importância do outro para o processo de aprendizagem e as sistematizações de TC realizadas por Costa e Damiani. Os dados, coletados mediante questionário on-line e observação participante, discutidos via análise textual discursiva, sugerem que: as aprendizagens mais relevantes foram aquelas relativas ao uso das tecnologias; o conteúdo sobre a BNCC também foi mencionado pelos professores, mas com menor incidência; as principais adversidades apontadas foram a internet precária nos municípios e as dificuldades dos professores quanto ao uso das tecnologias emergentes; a maioria (82%) respondeu ter ocorrido atividades de TC durante a formação, salientando expressões-chave, como: trabalho em equipe, ajuda mútua, liderança compartilhada, diálogo, troca de experiências e aprendizado coletivo.
References
AUTOR, Dissertação de Mestrado. 2008.
AUTOR, Tese de Doutorado, 2014.
BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
BOAVIDA, A. M.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In: GTI (Org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, p. 43-55, 2002.
COSTA, M. F. Mudanças da Cultura Docente em um contexto de Trabalho Colaborativo mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. In: ANPEd Sul, 6., 2006, Santa Maria. Anais... Santa Maria: ANPEd Sul, 2006. 8p.
DAMIANI, Magda F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008.
DAMIANI, Magda F.; PORTO, Tânia M. E.; SCHLEMMER, Eliane. Trabalho colaborativo/cooperativo em educação: uma possibilidade para ensinar e aprender. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro, 2009.
DANIELS, Harry. Vygotsky e a Pedagogia. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
D'ÁVILA, Cristina Maria. Pedagogia Cooperativa e Educação a Distância: Uma aliança possível. Educação & Contemporaneidade, São Paulo, v. 12, n. 20, p. 273-297, 2003.
FCC. Fundação Carlos Chagas. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica – Informe nº 1. Disponível em:
FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A Escola como Organização Aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GUIZZO, Bianca S.; MARCELLO, Fabiana A.; MÜLLER, Fernanda. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e238077, 2020.
IBGE CIDADES. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE CIDADES. 2019. Disponível em:
IDEB. Anos iniciais do ensino fundamental / Anos finais do ensino fundamental (Rede pública): Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) - Censo Educacional 2017. Disponível em:
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MICHAELIS. Michaelis On-Line. Disponível em:
PRESTES, Zoia R. QUANDO NÃO É QUASE A MESMA COISA: Análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Repercussões no campo educacional. 2010. 295f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília.
VIGOTSKI, Lev S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 1926/2003.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas Tomo III (Historia del Desarrollo de las Funciones Psíquicas Superiores). Madri: Visor, 1931/1995.
VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas II (Pensamiento Y Lenguaje). Moscú: Editorial Pedagógica, 1934/1982.
WELLS, Gordon. Indagación Dialógica: hacia una teoria y una práctica socioculturales de la educación. Barcelona: Paidós, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).