APRENDIZAGEM E TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE COVID-19 NO ESTADO DE RONDÔNIA

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino Remoto Emergencial. Pandemia de COVID-19. Trabalho Colaborativo. UNDIME Rondônia.

Resumo

A presente pesquisa investigou, a partir das percepções dos (denominados) professores articuladores de um processo de formação continuada realizada em Rondônia, via Ensino Remoto Emergencial, aprendizagens, dificuldades e a incidência de Trabalho Colaborativo (TC). Adotou-se a perspectiva vygotskiana sobre importância do outro para o processo de aprendizagem e as sistematizações de TC realizadas por Costa e Damiani. Os dados, coletados mediante questionário on-line e observação participante, discutidos via análise textual discursiva, sugerem que: as aprendizagens mais relevantes foram aquelas relativas ao uso das tecnologias; o conteúdo sobre a BNCC também foi mencionado pelos professores, mas com menor incidência; as principais adversidades apontadas foram a internet precária nos municípios e as dificuldades dos professores quanto ao uso das tecnologias emergentes; a maioria (82%) respondeu ter ocorrido atividades de TC durante a formação, salientando expressões-chave, como: trabalho em equipe, ajuda mútua, liderança compartilhada, diálogo, troca de experiências e aprendizado coletivo.

Biografia do Autor

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Ciências da Educação, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEProf) e líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho/RO

Epifânia Barbosa da Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Supervisora Escolar da Secretaria de Educação de Rondônia (SEDUC/RO). 

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Publicado
2022-03-08