DISTANCIAMENTO DAS CONQUISTAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE CONFINAMENTO

Résumé

Este artigo procura registrar, sistematizar e sintetizar as principais questões que se apresentaram no/ao universo da educação infantil no cenário da pandemia do coronavírus (Covid-19). O objetivo é contribuir para se traçar um panorama do período e acumular subsídios para um futuro balanço dos efeitos e consequências da condução social e política das problemáticas que se colocaram para a educação infantil na situação de excepcionalidade pandêmica. Considerando a atividade do professor e da criança no interior da atividade pedagógica, argumenta-se que as escolhas e encaminhamentos deste período confinaram a educação infantil ao atendimento de demandas formais, protocolares e burocráticas, e distanciada de sua tarefa humanizadora e desenvolvente. O imperativo de “reinventar-se”, em tal cenário, parece ter cumprido a função ideológica de ocultar a ausência de condições e suporte social e institucional.

Bibliographies de l'auteur

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Évora – Portugal. Doutorado em Educação pela Unesp de Marília – SP. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – PR. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Lucineia Maria Lazaretti, Universidade Norte do Paraná

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista. Docente da Universidade Estadual do Paraná (Câmpus Paranavaí).

Juliana Campregher Pasqualini, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências

Possui Pós-doutorado em Educação pela Unicamp. Doutorado e Mestrado em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara. Graduação em Psicologia.  É Docente do Departamento de Psicologia da UNESP/Bauru e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara.

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Publiée
2021-05-03