DISTANCIAMENTO DAS CONQUISTAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE CONFINAMENTO
Résumé
Este artigo procura registrar, sistematizar e sintetizar as principais questões que se apresentaram no/ao universo da educação infantil no cenário da pandemia do coronavírus (Covid-19). O objetivo é contribuir para se traçar um panorama do período e acumular subsídios para um futuro balanço dos efeitos e consequências da condução social e política das problemáticas que se colocaram para a educação infantil na situação de excepcionalidade pandêmica. Considerando a atividade do professor e da criança no interior da atividade pedagógica, argumenta-se que as escolhas e encaminhamentos deste período confinaram a educação infantil ao atendimento de demandas formais, protocolares e burocráticas, e distanciada de sua tarefa humanizadora e desenvolvente. O imperativo de “reinventar-se”, em tal cenário, parece ter cumprido a função ideológica de ocultar a ausência de condições e suporte social e institucional.
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