O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Résumé
Considerando as limitações impostas pela pandemia, o artigo objetivou identificar as principais dificuldades e orientações adotadas pelos coordenadores pedagógicos na organização e realização do trabalho pedagógico, frente à realização de atividades remotas de ensino. De abordagem qualitativa e de cunho exploratório, a pesquisa foi realizada com três coordenadores pedagógicos de uma rede municipal de ensino da Bahia, que implantou o ensino remoto como meio para viabilizar a continuidade das atividades pedagógicas. A partir da análise de conteúdo foi possível estabelecer quatro eixos de discussão: ensino remoto, formação, trabalho coletivo e cuidado. Os dados mostraram que as dificuldades para operacionalização da Organização do Trabalho Pedagógico têm sido enfrentadas num processo individual e/ou em orientações com os seus pares; que as aprendizagens sobre o uso das ferramentas digitais têm sido praticamente obrigatórias; e que, o replanejamento tem sido constante para atender o novo contexto escolar.
Références
ALMEIDA, L. R. de. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, Laurinda R. de; SOUZA, V. M. N. de (Orgs.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola. 2012, p. 41-60.
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.
ARNOLDI, A. Retorno das aulas é debatido após 97 mil crianças testarem positivo no EUA. 10/08/2020. Disponível em: https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/retorno-das-aulas-e-debatido-apos-97-mil-criancas-testarem-positivo-no-eua/. Acesso em: 20 ago. 2020.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2010.
BARRETO, A. C. F.; SANTOS, J. de O. S.; MACHADO, M. S. O trabalho docente em tempos de COVID-19: das políticas às práticas. In: COLARES, G. S.; ANDRADE, W. M.; COSTA, G. P. Entre a academia e a escola: reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais. Curitiba, PR: CRV, 2021, p. 127-137.
BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv934.htm . Acesso em: 23 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DF, 2020. D.O.U. de 01/06/2020b, Seção 1, pág. 32. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931. Acesso em: 31 mai. 2020.
CAMPOS, P. R. I.; ARAGÃO, A. M. F. de. O coordenador pedagógico e a formação docente: possíveis caminhos. PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidade de atuação. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola. 2012, p. 37-55.
CARVALHO, E. M. dos S.; ARAÚJO, G. C. Ensino remoto, saberes e formação docente: uma reflexão necessária. Revista Cocar. V.14 N.30 Set./Dez./2020 p. 1-19.
CRUZ, L. M.; COELHO, L. A.; FERREIRA, L. G. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. Vol. 13, Nº. 31, Jan./Abr. 2021. p. 992-1016.
DOMINGUES, I.; BELLETATI, V. C. F. A formação contínua em terreno colonizado: desafio para a coordenação pedagógica. In: FRANCO, M. A. S.; CAMPOS, E. F. E. (Orgs.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 61-75.
FARO, A.; BAHIANO, M. de A.; NAKANO, T. de C.; REIS, C.; SILVA, B. F. P. da; VITTI, L. S. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas). vol. 37, Campinas, 2020, Epub, e200074, 01-Jun-2020.
FERRAZ, R. de C. S. N.; FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p.1-19.
FERRAZ, R. D.; FERREIRA, L. G. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-28. 2021.
FERRAZ, R. D.; SILVA, A. M. M. Formação para professores em exercício: um estudo de práticas docentes que evidenciam intervenções pedagógicas reflexivas. In: FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. de C. S. N. (Orgs.) Educação, subjetividade e trabalho docente. Ilhéus-Ba: Editus, 2021a.
FERRAZ, R. D.; SILVA, A. M. M. Planejamento de ensino no Parfor: pensar e organizar práticas pedagógicas na formação para professores em exercício. Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP), Dossiê: Formação e Trabalho Docente: interfaces e proposições. Itapetininga, p.154-176, 2021b.
FERREIRA, L. S. Gestão do pedagógico: qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p.176-189, Jul/Dez 2008.
FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D.; FERRAZ, R. de C. S. N. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista de Letras, v. 13, n. 1. 2021. p. 323-344.
FERREIRA, L. G.; FERREIRA, L. G..; ZEN, G. C. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio - Revista De Letras, v. 12, n. 2. 2020. p. 283-299.
FRANCO, M. A. S. Da Pedagogia a coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado. In: FRANCO, M. A. S.; CAMPOS, E. F. E. (Orgs.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 17-31.
FREIRE, P. A La Sombra de Este Árbol. Barcelona: El Roure, 1997.
FREITAS, L. C. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. 7ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2005.
G1. França fecha 70 escolas uma semana após a volta às aulas devido a novos casos de Covid-19. 19/05/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/19/franca-fecha-70-escolas-uma-semana-apos-a-volta-as-aulas-devido-a-novos-casos-de-covid-19.ghtml. Acesso em: 03 jun. 2020.
G1 AM. Mais de 100 mil alunos da rede pública de Manaus voltam às aulas nesta segunda. 10/08/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/08/10/mais-de-100-mil-alunos-da-rede-publica-voltam-as-aulas-nesta-segunda-em-manaus.ghtml. Acesso em: 20 ago. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEITE, M. L. dos S.; TORRES, G. G. S.; CUNHA, R. D. T da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas(os) brasileiras(os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, 2020. p. 7-30.
LIBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 63-100.
QUINZANI, M. A. D. O avanço da pobreza e da desigualdade social como efeitos da crise da covid-19 e o estado de bem-estar social. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA), ano II, vol. 2, n. 6, Boa Vista, 2020. p. 1-7.
MACEDO, S. R. B. de. Coordenação Pedagógica: conceito e histórico. In: FRANCO, M. A. S.; CAMPOS, E. F. E. (Orgs.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 33-47.
MARTINS, E. Brasil não deve ‘cantar vitória’ sobre achatamento de curva de casos de Covid-19, alerta Opas. 04/08/2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/brasil-nao-deve-cantar-vitoria-sobre-achatamento-de-curva-de-casos-de-covid-19-alerta-opas-24566656. Acesso em: 20 ago. 2020.
MAUAD, S.; FREITAS, L. G. de. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado em educação em tempos de pandemia da COVID-19. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-27.
NASCIMENTO, E. Aulas são retomadas em escola evacuada em Manaus após professora testar positivo para Covid-19. G1 AM. 12/08/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/08/12/aulas-sao-retomadas-em-escola-evacuada-em-manaus-apos-professora-testar-positivo-para-covid-19.ghtml. Acesso em: 20 ago. 2020.
OLIVEIRA, T. M. de; SANTOS, F. V. “Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”: educação básica em tempos de pandemia. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 99–106, 2020.
PINTO, H. de A. Pedagogia Escolar: coordenação e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011.
REIMERS, F. M.; SCHLEICHER, A. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020. Resumo 1. 30 de março de 2020. Tradução para o português por Raquel de Oliveira. 2020.
REUTERS. Covid-19 força fechamento de escolas nos EUA, com casos elevados em vários estados. G1, 17/08/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/17/covid-19-forca-fechamento-de-escolas-nos-eua-com-casos-elevados-em-varios-estados.ghtml. Acesso em: 20 ago. 2020.
SANTOS, B. de S. A cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, PT: Edições Almedina, 2020.
SANTOS, J. de O. S.; BARRETO, A. C. F. A invisibilidade do trabalho docente em tempos de pandemia: das políticas às práticas. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, p. 232-241, 2021.
SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA), ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020, p. 128-136.
SILVA, F. de C. T. Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, Curitiba, n. 28, p. 201-216, 2006.
SILVA, F. T. Currículo de transição: uma saída para a educação pós-pandemia. Revista EDUCAmazônia-Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá. Ano 13, Vol XXV, Núm 1, Jan-Jun, 2020, p. 70-77.
SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020.
SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. A matrícula como direito do estudante na pandemia da COVID-19. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-21, jan./mar, 2021.
SOUZA, E. M. de F. Estágio Remoto Emergencial: refrações de um conceito para o ensino. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-15. 2021.
TELES, N.; GOMES, T. P.; VALENTIM, F. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-24.
TIC Educação 2019, Coletiva de Impressa, São Paulo, 09 de junho de 2020. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/pesquisa/educacao/indicadores/. Acesso em: 20 jul. 2020.
ZAIDAN, J. de M.; GALVÃO, A. C. “COVID-19 e os abutres do setor educacional: a superexploração da força de trabalho escancarada”. In: AUGUSTO, C. B.; SANTOS, R. D. dos (Orgs.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, 2020. p. 261-275.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).