O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Abstract
Considerando as limitações impostas pela pandemia, o artigo objetivou identificar as principais dificuldades e orientações adotadas pelos coordenadores pedagógicos na organização e realização do trabalho pedagógico, frente à realização de atividades remotas de ensino. De abordagem qualitativa e de cunho exploratório, a pesquisa foi realizada com três coordenadores pedagógicos de uma rede municipal de ensino da Bahia, que implantou o ensino remoto como meio para viabilizar a continuidade das atividades pedagógicas. A partir da análise de conteúdo foi possível estabelecer quatro eixos de discussão: ensino remoto, formação, trabalho coletivo e cuidado. Os dados mostraram que as dificuldades para operacionalização da Organização do Trabalho Pedagógico têm sido enfrentadas num processo individual e/ou em orientações com os seus pares; que as aprendizagens sobre o uso das ferramentas digitais têm sido praticamente obrigatórias; e que, o replanejamento tem sido constante para atender o novo contexto escolar.
References
ALMEIDA, L. R. de. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, Laurinda R. de; SOUZA, V. M. N. de (Orgs.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola. 2012, p. 41-60.
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.
ARNOLDI, A. Retorno das aulas é debatido após 97 mil crianças testarem positivo no EUA. 10/08/2020. Disponível em: https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/retorno-das-aulas-e-debatido-apos-97-mil-criancas-testarem-positivo-no-eua/. Acesso em: 20 ago. 2020.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2010.
BARRETO, A. C. F.; SANTOS, J. de O. S.; MACHADO, M. S. O trabalho docente em tempos de COVID-19: das políticas às práticas. In: COLARES, G. S.; ANDRADE, W. M.; COSTA, G. P. Entre a academia e a escola: reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais. Curitiba, PR: CRV, 2021, p. 127-137.
BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv934.htm . Acesso em: 23 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DF, 2020. D.O.U. de 01/06/2020b, Seção 1, pág. 32. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931. Acesso em: 31 mai. 2020.
CAMPOS, P. R. I.; ARAGÃO, A. M. F. de. O coordenador pedagógico e a formação docente: possíveis caminhos. PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidade de atuação. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola. 2012, p. 37-55.
CARVALHO, E. M. dos S.; ARAÚJO, G. C. Ensino remoto, saberes e formação docente: uma reflexão necessária. Revista Cocar. V.14 N.30 Set./Dez./2020 p. 1-19.
CRUZ, L. M.; COELHO, L. A.; FERREIRA, L. G. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. Vol. 13, Nº. 31, Jan./Abr. 2021. p. 992-1016.
DOMINGUES, I.; BELLETATI, V. C. F. A formação contínua em terreno colonizado: desafio para a coordenação pedagógica. In: FRANCO, M. A. S.; CAMPOS, E. F. E. (Orgs.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 61-75.
FARO, A.; BAHIANO, M. de A.; NAKANO, T. de C.; REIS, C.; SILVA, B. F. P. da; VITTI, L. S. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas). vol. 37, Campinas, 2020, Epub, e200074, 01-Jun-2020.
FERRAZ, R. de C. S. N.; FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p.1-19.
FERRAZ, R. D.; FERREIRA, L. G. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-28. 2021.
FERRAZ, R. D.; SILVA, A. M. M. Formação para professores em exercício: um estudo de práticas docentes que evidenciam intervenções pedagógicas reflexivas. In: FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. de C. S. N. (Orgs.) Educação, subjetividade e trabalho docente. Ilhéus-Ba: Editus, 2021a.
FERRAZ, R. D.; SILVA, A. M. M. Planejamento de ensino no Parfor: pensar e organizar práticas pedagógicas na formação para professores em exercício. Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP), Dossiê: Formação e Trabalho Docente: interfaces e proposições. Itapetininga, p.154-176, 2021b.
FERREIRA, L. S. Gestão do pedagógico: qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p.176-189, Jul/Dez 2008.
FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D.; FERRAZ, R. de C. S. N. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista de Letras, v. 13, n. 1. 2021. p. 323-344.
FERREIRA, L. G.; FERREIRA, L. G..; ZEN, G. C. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio - Revista De Letras, v. 12, n. 2. 2020. p. 283-299.
FRANCO, M. A. S. Da Pedagogia a coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado. In: FRANCO, M. A. S.; CAMPOS, E. F. E. (Orgs.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 17-31.
FREIRE, P. A La Sombra de Este Árbol. Barcelona: El Roure, 1997.
FREITAS, L. C. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. 7ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2005.
G1. França fecha 70 escolas uma semana após a volta às aulas devido a novos casos de Covid-19. 19/05/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/19/franca-fecha-70-escolas-uma-semana-apos-a-volta-as-aulas-devido-a-novos-casos-de-covid-19.ghtml. Acesso em: 03 jun. 2020.
G1 AM. Mais de 100 mil alunos da rede pública de Manaus voltam às aulas nesta segunda. 10/08/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/08/10/mais-de-100-mil-alunos-da-rede-publica-voltam-as-aulas-nesta-segunda-em-manaus.ghtml. Acesso em: 20 ago. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEITE, M. L. dos S.; TORRES, G. G. S.; CUNHA, R. D. T da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas(os) brasileiras(os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, 2020. p. 7-30.
LIBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 63-100.
QUINZANI, M. A. D. O avanço da pobreza e da desigualdade social como efeitos da crise da covid-19 e o estado de bem-estar social. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA), ano II, vol. 2, n. 6, Boa Vista, 2020. p. 1-7.
MACEDO, S. R. B. de. Coordenação Pedagógica: conceito e histórico. In: FRANCO, M. A. S.; CAMPOS, E. F. E. (Orgs.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 33-47.
MARTINS, E. Brasil não deve ‘cantar vitória’ sobre achatamento de curva de casos de Covid-19, alerta Opas. 04/08/2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/brasil-nao-deve-cantar-vitoria-sobre-achatamento-de-curva-de-casos-de-covid-19-alerta-opas-24566656. Acesso em: 20 ago. 2020.
MAUAD, S.; FREITAS, L. G. de. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado em educação em tempos de pandemia da COVID-19. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-27.
NASCIMENTO, E. Aulas são retomadas em escola evacuada em Manaus após professora testar positivo para Covid-19. G1 AM. 12/08/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/08/12/aulas-sao-retomadas-em-escola-evacuada-em-manaus-apos-professora-testar-positivo-para-covid-19.ghtml. Acesso em: 20 ago. 2020.
OLIVEIRA, T. M. de; SANTOS, F. V. “Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”: educação básica em tempos de pandemia. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 99–106, 2020.
PINTO, H. de A. Pedagogia Escolar: coordenação e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011.
REIMERS, F. M.; SCHLEICHER, A. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020. Resumo 1. 30 de março de 2020. Tradução para o português por Raquel de Oliveira. 2020.
REUTERS. Covid-19 força fechamento de escolas nos EUA, com casos elevados em vários estados. G1, 17/08/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/17/covid-19-forca-fechamento-de-escolas-nos-eua-com-casos-elevados-em-varios-estados.ghtml. Acesso em: 20 ago. 2020.
SANTOS, B. de S. A cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, PT: Edições Almedina, 2020.
SANTOS, J. de O. S.; BARRETO, A. C. F. A invisibilidade do trabalho docente em tempos de pandemia: das políticas às práticas. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, p. 232-241, 2021.
SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA), ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020, p. 128-136.
SILVA, F. de C. T. Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, Curitiba, n. 28, p. 201-216, 2006.
SILVA, F. T. Currículo de transição: uma saída para a educação pós-pandemia. Revista EDUCAmazônia-Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá. Ano 13, Vol XXV, Núm 1, Jan-Jun, 2020, p. 70-77.
SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020.
SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. A matrícula como direito do estudante na pandemia da COVID-19. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-21, jan./mar, 2021.
SOUZA, E. M. de F. Estágio Remoto Emergencial: refrações de um conceito para o ensino. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-15. 2021.
TELES, N.; GOMES, T. P.; VALENTIM, F. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-24.
TIC Educação 2019, Coletiva de Impressa, São Paulo, 09 de junho de 2020. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/pesquisa/educacao/indicadores/. Acesso em: 20 jul. 2020.
ZAIDAN, J. de M.; GALVÃO, A. C. “COVID-19 e os abutres do setor educacional: a superexploração da força de trabalho escancarada”. In: AUGUSTO, C. B.; SANTOS, R. D. dos (Orgs.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, 2020. p. 261-275.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).