O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Resumen

Considerando as limitações impostas pela pandemia, o artigo objetivou identificar as principais dificuldades e orientações adotadas pelos coordenadores pedagógicos na organização e realização do trabalho pedagógico, frente à realização de atividades remotas de ensino. De abordagem qualitativa e de cunho exploratório, a pesquisa foi realizada com três coordenadores pedagógicos de uma rede municipal de ensino da Bahia, que implantou o ensino remoto como meio para viabilizar a continuidade das atividades pedagógicas. A partir da análise de conteúdo foi possível estabelecer quatro eixos de discussão: ensino remoto, formação, trabalho coletivo e cuidado. Os dados mostraram que as dificuldades para operacionalização da Organização do Trabalho Pedagógico têm sido enfrentadas num processo individual e/ou em orientações com os seus pares; que as aprendizagens sobre o uso das ferramentas digitais têm sido praticamente obrigatórias; e que, o replanejamento tem sido constante para atender o novo contexto escolar.

 

Biografía del autor/a

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do  Grupo de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB.

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-doutora pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB.

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Publicado
2022-03-03