EFEITOS DA PANDEMIA: O QUE DIZEM CRIANÇAS PORTUGUESAS POR MEIO DE SEUS DESENHOS?

Résumé

A pandemia interrompeu o funcionamento das escolas, colocando em confinamento familiar milhões de crianças em todo o mundo. O que viram as crianças? Como sentiram o drama vivido pelas famílias e a ausência dos amigos e dos professores? Este trabalho, de caráter exploratório, teve por objetivo refletir sobre as percepções de crianças portuguesas sobre os efeitos da crise sanitária da Covid-19, por meio de seus desenhos. A materialidade foi recolhida de sítios da internet ao longo dos primeiros meses de isolamento social em 2020. A investigação se apoiou em referencial da Sociologia da Infância e em abordagem sociointeracionista da imaginação. A análise das representações assinalou algumas estratégias de enfrentamento da realidade, significando uma importante contribuição das culturas infantis para a vida em sociedade, apontando para a importância das atividades simbólicas de iniciativa das crianças na escola.

Biographie de l'auteur

Paulo Nin Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-doutorado em Estudos da Criança, na especialidade Infância, Cultura e Sociedade, na Universidade do Minho, Portugal (UMINHO). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Professor Adjunto III do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publiée
2022-03-03