EFEITOS DA PANDEMIA: O QUE DIZEM CRIANÇAS PORTUGUESAS POR MEIO DE SEUS DESENHOS?
Abstract
A pandemia interrompeu o funcionamento das escolas, colocando em confinamento familiar milhões de crianças em todo o mundo. O que viram as crianças? Como sentiram o drama vivido pelas famílias e a ausência dos amigos e dos professores? Este trabalho, de caráter exploratório, teve por objetivo refletir sobre as percepções de crianças portuguesas sobre os efeitos da crise sanitária da Covid-19, por meio de seus desenhos. A materialidade foi recolhida de sítios da internet ao longo dos primeiros meses de isolamento social em 2020. A investigação se apoiou em referencial da Sociologia da Infância e em abordagem sociointeracionista da imaginação. A análise das representações assinalou algumas estratégias de enfrentamento da realidade, significando uma importante contribuição das culturas infantis para a vida em sociedade, apontando para a importância das atividades simbólicas de iniciativa das crianças na escola.
References
ALBANO, A. A. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyola, 1984.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARBOSA, A. M. T. B. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BENAVENTE, A.; PEIXOTO, P.; GOMES, R. M. Impacto do Covid-19 no sistema de ensino português: resultados globais. Lisboa/Coimbra, 2020. Disponibilidade em http://www.op-edu.eu/. Acesso em 13/08/2020.
BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CORSARO, W. A. Interpretive Reproduction in Children’s Peer Cultures. Social Psychology Quarterly, v. 55, Issue 2, Special Issue: Theoretical Advances in Social Psychology, p.160-I77. Jun 1992.
CORSARO, W. A. Sociologia da infância. Porto alegre: Artmed, 2011.
DERDYK, E. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1989.
FERNANDES, R. S.; PARK, M. B. Lembrar-esquecer: trabalhando com memórias infantis. Caderno Sedes, Campinas, v. 26, n.° 68, p. 39-59, jan/abr 2006.
FERNANDES, N; BARRA, M. Trancadas em casa! As crianças fintam a COVID-19. Sociedad e Infancias, 4, p. 185-288, 2020.
FERREIRA, P. N. "A gente tá fazendo um feitiço": cultura de pares e experiência estética no ateliê de artes plásticas em contexto de educação infantil. 2016. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
FERREIRA, P. N. O espírito das coisas: um estudo sobre a assemblage infantil. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
GASKINS, S.; MILLER, P. J.; CORSARO, W. A. Theoretical and methodological merspectives in the interpretive study of children. New directions for child development, Jossey-Bass Publishers. N. º 58, Winter, 1992.
HADDAD, L. A brincadeira da criança para Gilles Brougère: suas características e seu lugar na Educação Infantil. In: MONTEIRO, F. M. A.; PALMA, R. C. D. de; CARVALHO, S. P. T. (Org.). Processos e práticas na formação de professores infantil: volume 1. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
IAVELBERG, R. Desenho cultivado da criança. Porto Alegre: Zouk, 2006.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE DO MINHO. Trancadas em casa. Braga, 2020. Disponibilidade em https://www.trancadasemcasa.pt/. Acesso em 20 jul 2020.
JAPIASSU, Hilton. O espírito interdisciplinar. Cadernos EBAPE. Rio de Janeiro. Vol.IV, N.º 3, p. 1-9, Out. 2006. Disponibilidade em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/7401/5877. Acesso em 11/03/2012.
LOWENFELD, V. & BRITAIN, W. L. Desarrollo de la capacidad creadora. Buenos Aires: Kapellusz, 1972.
MUÑOZ, R. Experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação. Disponibilidade em https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/ Acesso em 22 jul. 2020.
MANITTO A. M. et al. Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Núcleo Ciência Pela Infância, 2020. Disponibilidade em https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Working-Paper-Repercussoes-da-pandemia-no-desenvolvimento-infantil-3.pdf. Acesso em 14 ago 2020. Acesso em: 03 ago. 2020.
PEQUITO, P.; PINHEIRO, A.; SILVA, B; GONÇALVES, D.; CORTESÃO, I.; NEVES, I. (Eds.) “Histórias de um bicho mau” - Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Porto: ESEPF, 2020. Disponibilidade em http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/2896/1/publicacao_ofei_digital_final%20%283%29.pdf. Acesso em 24 jul. 2020.
PIRANDELLO, L. O Humorismo. São Paulo: Experimento, 1996.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SALIBA, E. T. História cultural do humor: balanço provisório e perspectivas de pesquisas. Revista de História (São Paulo), São Paulo, n.176, a01017, 2017.
Disponibilidade em https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/127332. Acesso em 24/09/2020.
SARMENTO, M. J.; PINTO, M.: As crianças e a infância: Definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, M.; SARMENTO, M. J. (Coords.). As crianças: Contextos e identidades. Centro de Estudos da Criança, Universidade do Minho, p. 9-30, 1997.
SARMENTO, M. J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação. Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, A. B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Edições ASA, 2004.
SARMENTO, M. J. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: MARTINS FILHO, A. J.; PRADO, P. D. Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados, p. 27-60, 2011.
UNICEF. Press Centre. COVID-19: At least a third of the world’s schoolchildren unable to access remote learning during school closures, new report says. Disponibilidade em https://www.unicef.org/press-releases/covid-19-least-third-worlds-schoolchildren-unable-access-remote-learning-during. Nova Iorque, 26 Ago 2020. Acesso em 31 ago 2020.
WILSON, Brent. Art, Visual Culture, and Child/Adult Collaborative Images:
Recognizing the Other-Than. Visual Arts Research (Child Art After Modernism) Vol. 33, No. 2, p. 6-20, 2007.
ZITTOUN, T.; CERCHIA, F. Imagination as Expansion of Experience. Integrate Psychology Behavior Science, 47, p. 305–324, 2013.
ZITTOUN, T. Imagining one's life: imagination, transitions and developmental trajectories. In: GONDIM, S. M. G.; BICHARA, Ilka Dias (Orgs.). A psicologia e os desafios do mundo contemporâneo - livro de conferências do 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Salvador, UFBA, 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).