EFEITOS DA PANDEMIA: O QUE DIZEM CRIANÇAS PORTUGUESAS POR MEIO DE SEUS DESENHOS?
Resumen
A pandemia interrompeu o funcionamento das escolas, colocando em confinamento familiar milhões de crianças em todo o mundo. O que viram as crianças? Como sentiram o drama vivido pelas famílias e a ausência dos amigos e dos professores? Este trabalho, de caráter exploratório, teve por objetivo refletir sobre as percepções de crianças portuguesas sobre os efeitos da crise sanitária da Covid-19, por meio de seus desenhos. A materialidade foi recolhida de sítios da internet ao longo dos primeiros meses de isolamento social em 2020. A investigação se apoiou em referencial da Sociologia da Infância e em abordagem sociointeracionista da imaginação. A análise das representações assinalou algumas estratégias de enfrentamento da realidade, significando uma importante contribuição das culturas infantis para a vida em sociedade, apontando para a importância das atividades simbólicas de iniciativa das crianças na escola.
Citas
ALBANO, A. A. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyola, 1984.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARBOSA, A. M. T. B. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BENAVENTE, A.; PEIXOTO, P.; GOMES, R. M. Impacto do Covid-19 no sistema de ensino português: resultados globais. Lisboa/Coimbra, 2020. Disponibilidade em http://www.op-edu.eu/. Acesso em 13/08/2020.
BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CORSARO, W. A. Interpretive Reproduction in Children’s Peer Cultures. Social Psychology Quarterly, v. 55, Issue 2, Special Issue: Theoretical Advances in Social Psychology, p.160-I77. Jun 1992.
CORSARO, W. A. Sociologia da infância. Porto alegre: Artmed, 2011.
DERDYK, E. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1989.
FERNANDES, R. S.; PARK, M. B. Lembrar-esquecer: trabalhando com memórias infantis. Caderno Sedes, Campinas, v. 26, n.° 68, p. 39-59, jan/abr 2006.
FERNANDES, N; BARRA, M. Trancadas em casa! As crianças fintam a COVID-19. Sociedad e Infancias, 4, p. 185-288, 2020.
FERREIRA, P. N. "A gente tá fazendo um feitiço": cultura de pares e experiência estética no ateliê de artes plásticas em contexto de educação infantil. 2016. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
FERREIRA, P. N. O espírito das coisas: um estudo sobre a assemblage infantil. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
GASKINS, S.; MILLER, P. J.; CORSARO, W. A. Theoretical and methodological merspectives in the interpretive study of children. New directions for child development, Jossey-Bass Publishers. N. º 58, Winter, 1992.
HADDAD, L. A brincadeira da criança para Gilles Brougère: suas características e seu lugar na Educação Infantil. In: MONTEIRO, F. M. A.; PALMA, R. C. D. de; CARVALHO, S. P. T. (Org.). Processos e práticas na formação de professores infantil: volume 1. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
IAVELBERG, R. Desenho cultivado da criança. Porto Alegre: Zouk, 2006.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE DO MINHO. Trancadas em casa. Braga, 2020. Disponibilidade em https://www.trancadasemcasa.pt/. Acesso em 20 jul 2020.
JAPIASSU, Hilton. O espírito interdisciplinar. Cadernos EBAPE. Rio de Janeiro. Vol.IV, N.º 3, p. 1-9, Out. 2006. Disponibilidade em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/7401/5877. Acesso em 11/03/2012.
LOWENFELD, V. & BRITAIN, W. L. Desarrollo de la capacidad creadora. Buenos Aires: Kapellusz, 1972.
MUÑOZ, R. Experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação. Disponibilidade em https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/ Acesso em 22 jul. 2020.
MANITTO A. M. et al. Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Núcleo Ciência Pela Infância, 2020. Disponibilidade em https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Working-Paper-Repercussoes-da-pandemia-no-desenvolvimento-infantil-3.pdf. Acesso em 14 ago 2020. Acesso em: 03 ago. 2020.
PEQUITO, P.; PINHEIRO, A.; SILVA, B; GONÇALVES, D.; CORTESÃO, I.; NEVES, I. (Eds.) “Histórias de um bicho mau” - Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Porto: ESEPF, 2020. Disponibilidade em http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/2896/1/publicacao_ofei_digital_final%20%283%29.pdf. Acesso em 24 jul. 2020.
PIRANDELLO, L. O Humorismo. São Paulo: Experimento, 1996.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SALIBA, E. T. História cultural do humor: balanço provisório e perspectivas de pesquisas. Revista de História (São Paulo), São Paulo, n.176, a01017, 2017.
Disponibilidade em https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/127332. Acesso em 24/09/2020.
SARMENTO, M. J.; PINTO, M.: As crianças e a infância: Definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, M.; SARMENTO, M. J. (Coords.). As crianças: Contextos e identidades. Centro de Estudos da Criança, Universidade do Minho, p. 9-30, 1997.
SARMENTO, M. J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação. Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, A. B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Edições ASA, 2004.
SARMENTO, M. J. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: MARTINS FILHO, A. J.; PRADO, P. D. Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados, p. 27-60, 2011.
UNICEF. Press Centre. COVID-19: At least a third of the world’s schoolchildren unable to access remote learning during school closures, new report says. Disponibilidade em https://www.unicef.org/press-releases/covid-19-least-third-worlds-schoolchildren-unable-access-remote-learning-during. Nova Iorque, 26 Ago 2020. Acesso em 31 ago 2020.
WILSON, Brent. Art, Visual Culture, and Child/Adult Collaborative Images:
Recognizing the Other-Than. Visual Arts Research (Child Art After Modernism) Vol. 33, No. 2, p. 6-20, 2007.
ZITTOUN, T.; CERCHIA, F. Imagination as Expansion of Experience. Integrate Psychology Behavior Science, 47, p. 305–324, 2013.
ZITTOUN, T. Imagining one's life: imagination, transitions and developmental trajectories. In: GONDIM, S. M. G.; BICHARA, Ilka Dias (Orgs.). A psicologia e os desafios do mundo contemporâneo - livro de conferências do 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Salvador, UFBA, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).