EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE
Résumé
O artigo apresenta o contexto da educação paranaense após o início da pandemia do novo corona vírus, a implantação de um modelo de ensino a distância ou ensino remoto que não atende integralmente os alunos e alunas da rede pública, o que evidencia a fragilidade tanto das políticas públicas para educação, bem como da formação continuada de professores e professoras da educação básica no que tange ao uso das tecnologias e artefatos midiáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que entremeia relato de experiência docente com estudos de caso de escolas do Paraná, e apresenta reflexões sobre o formato de ensino implantado, e os desafios impostos aos professores em déficit de formação específica e aos alunos que carecem de condições para interagirem e aprenderem na atual organização do ensino. Finalizamos com proposições de uso das mídias e de dispositivos online, como forma de garantir o acesso e segurança desse público escolar.
Références
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade: a era da transformação. São Paulo/ Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
CEPAL – UNESCO. Informe COVID-19. La educación em tiempos de la pandemia de COVID-19. Disponível https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/1/S2000510_es.pdf acesso em 25/09/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz. Nota Técnica preparada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Nº 1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ. Rio de Janeiro, 31 de julho de 2020.
FRIZON, Vanessa; et al. A formação de professores e as tecnologias digitais. XII Congresso Nacional de Educação, EDUCERE, PUCPR, de 26 a 29 de out. de 2015. Disponível em:
MORAES, Denise Rosana da Silva. Mídias na formação de professores(as): limites e possibilidades. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2013.
PRETTO, Nelson De Luca. Escritos sobre educação, comunicação e cultura. Campinas, SP: Papirus Editora, 2008.
SAMPAIO, Cristiane. Professores, pais e alunos apontam dificuldades e limitações do ensino a distância. Brasil de Fato, 2020. Disponível em:
SEEGGER, Vania; CANES, Suzy Elisabeth; GARCIA, Carlos Alberto Xavier. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica. Monografias Ambientais, REMOA, UFSM, vol. 8, n. 8, 2012. Disponível em:
SILVA, Ormenzina Garcia; NAVARRO, Elaine Cristina. A Relação Professor-Aluno no Processo Ensino Aprendizagem. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar, vol. 8, n.3, 2012, p. 95-100.
WILLIAMS, Raymond. Recursos da Esperança: cultura, democracia, socialismo. São Paulo: UNESP, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).