EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
O artigo apresenta o contexto da educação paranaense após o início da pandemia do novo corona vírus, a implantação de um modelo de ensino a distância ou ensino remoto que não atende integralmente os alunos e alunas da rede pública, o que evidencia a fragilidade tanto das políticas públicas para educação, bem como da formação continuada de professores e professoras da educação básica no que tange ao uso das tecnologias e artefatos midiáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que entremeia relato de experiência docente com estudos de caso de escolas do Paraná, e apresenta reflexões sobre o formato de ensino implantado, e os desafios impostos aos professores em déficit de formação específica e aos alunos que carecem de condições para interagirem e aprenderem na atual organização do ensino. Finalizamos com proposições de uso das mídias e de dispositivos online, como forma de garantir o acesso e segurança desse público escolar.
References
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade: a era da transformação. São Paulo/ Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
CEPAL – UNESCO. Informe COVID-19. La educación em tiempos de la pandemia de COVID-19. Disponível https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/1/S2000510_es.pdf acesso em 25/09/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz. Nota Técnica preparada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Nº 1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ. Rio de Janeiro, 31 de julho de 2020.
FRIZON, Vanessa; et al. A formação de professores e as tecnologias digitais. XII Congresso Nacional de Educação, EDUCERE, PUCPR, de 26 a 29 de out. de 2015. Disponível em:
MORAES, Denise Rosana da Silva. Mídias na formação de professores(as): limites e possibilidades. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2013.
PRETTO, Nelson De Luca. Escritos sobre educação, comunicação e cultura. Campinas, SP: Papirus Editora, 2008.
SAMPAIO, Cristiane. Professores, pais e alunos apontam dificuldades e limitações do ensino a distância. Brasil de Fato, 2020. Disponível em:
SEEGGER, Vania; CANES, Suzy Elisabeth; GARCIA, Carlos Alberto Xavier. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica. Monografias Ambientais, REMOA, UFSM, vol. 8, n. 8, 2012. Disponível em:
SILVA, Ormenzina Garcia; NAVARRO, Elaine Cristina. A Relação Professor-Aluno no Processo Ensino Aprendizagem. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar, vol. 8, n.3, 2012, p. 95-100.
WILLIAMS, Raymond. Recursos da Esperança: cultura, democracia, socialismo. São Paulo: UNESP, 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).