EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Pandemia. Educação. Formação Docente. Mídias.

Resumo

O artigo apresenta o contexto da educação paranaense após o início da pandemia do novo corona vírus, a implantação de um modelo de ensino a distância ou ensino remoto que não atende integralmente os alunos e alunas da rede pública, o que evidencia a fragilidade tanto das políticas públicas para educação, bem como da formação continuada de professores e professoras da educação básica no que tange ao uso das tecnologias e artefatos midiáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que entremeia relato de experiência docente com estudos de caso de escolas do Paraná, e apresenta reflexões sobre o formato de ensino implantado, e os desafios impostos aos professores em déficit de formação específica e aos alunos que carecem de condições para interagirem e aprenderem na atual organização do ensino. Finalizamos com proposições de uso das mídias e de dispositivos online, como forma de garantir o acesso e segurança desse público escolar.

Biografia do Autor

Denise Rosana da Silva Moraes, Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá -UEM, Professora Adjunta da Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Câmpus de Foz do Iguaçu-PR, Brasil. 

Luciane Cristina Silva, UNIOESTE

Doutoranda e Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Câmpus de Foz do Iguaçu - PR, Brasil. Professora e Pedagoga da Rede Estadual de Educação do Paraná.  

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Publicado
2022-03-08