(DES)CONTINUIDADES NA PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Abstract

Na investigação, buscamos identificar os conhecimentos profissionais mobilizados por professores em formação inicial no desenvolvimento do projeto ‘Educação Matemática e Pandemia’. O modelo teórico dos conhecimentos específicos dos professores de matemática proposto por Deborah Ball e colaboradores indicou as categorias de análise. Foram esmiuçados documentos gerados na elaboração de quatro propostas pedagógicas com atividades nas quais os conceitos matemáticos estão relacionados à produção científica e midiática sobre a COVID-19. Segundo evidenciado nas análises, nas atividades fluíram saberes de matemática e de didática da matemática. Foi desenvolvida a capacidade de analisar e elaborar tarefas matemáticas exploratórias com uso da Modelagem Matemática e da Educação Matemática Crítica. Por sua vez, a constituição de saberes para o uso das novas tecnologias em trabalhos coletivos e o estabelecimento de vínculos solidários de reflexão-ação-reflexão foram fundamentais para ultrapassar obstáculos que encontramos.

Author Biographies

Wanderleya Nara Gonçalves Costa, UFMT

Doutora em Educação pela USP, UFMT/CUA. 

Admur Severino Pamplona, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação Matemática pela FE/UNICAMP, UFMT/CUA/ICET. 

References

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Published
2022-03-08