(DES)CONTINUIDADES NA PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Resumen
Na investigação, buscamos identificar os conhecimentos profissionais mobilizados por professores em formação inicial no desenvolvimento do projeto ‘Educação Matemática e Pandemia’. O modelo teórico dos conhecimentos específicos dos professores de matemática proposto por Deborah Ball e colaboradores indicou as categorias de análise. Foram esmiuçados documentos gerados na elaboração de quatro propostas pedagógicas com atividades nas quais os conceitos matemáticos estão relacionados à produção científica e midiática sobre a COVID-19. Segundo evidenciado nas análises, nas atividades fluíram saberes de matemática e de didática da matemática. Foi desenvolvida a capacidade de analisar e elaborar tarefas matemáticas exploratórias com uso da Modelagem Matemática e da Educação Matemática Crítica. Por sua vez, a constituição de saberes para o uso das novas tecnologias em trabalhos coletivos e o estabelecimento de vínculos solidários de reflexão-ação-reflexão foram fundamentais para ultrapassar obstáculos que encontramos.
Citas
BIMBATI, A. P. Qual é a situação dos professores brasileiros durante a pandemia?. Nova Escola. Publicado em 01 de Julho de 2020. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/19386/qual-e-a-situacao-dos-professores-brasileiros-durante-a- pandemia#:~:text=RETRATOS%20DA%20QUARENTENA&text=*A%20pesquisa%20A%20situa%C3%A7%C3%A3o%20dos,de%20professores%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica. Acesso em 30/08/2020.
BUCHARD, A. B.. Estado de exceção e emergência sanitária: Giorgio Agamben sobre a pandemia por coronavírus. Investigação Filosófica. Macapá, v. 11, n. 2, p. 37-53, 2020. Disponível em https://periodicos.unifap.br/index.php/investigacaofilosofica. Acesso em 12/09/2020.
COSTA, W. N. G. A constituição da identidade docente e o estágio em matemática. Educa – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 17, p. 578-598, jan./dez., 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5071
FIORENTINI, D.; CRECCI, V. M. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 164-185, abr. 2017. ISSN 2176-1744. Disponível em:
FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C.. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas?. Bolema, Rio Claro , v. 27, n. 47, p. 917-938, Dec. 2013 . Available from
GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Unijuí: Editora Unijuí, 1999.
GAUTHIER, C., & TARDIF, M. Elementos para uma análise crítica dos modos de fundação do pensamento e da prática educativa. Contexto e Educação, 12(48), 17-39. Ijuí: Ed. Unijuí. 1997.
GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. S. Profesores de sustancia: el conocimiento de la materia para La enseñanza. Profesorado: Revista de curriculum y de formación del profesorado, v. 9, n. 2, p. 1-25, 2005.
MORIEL JUNIOR, J. G.; WIELEWSKI, G. D.. Base de Conhecimento de Professores de Matemática: do Genérico ao Especializado. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 18, n.2, p. 126-133, 2017. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/318702674_Base_de_conhecimento_de_professores_de_matematica_do_generico_ao_especializado. Acesso em 24 de junho de 2020.
NASSER, L.. O papel da abstração no pensamento matemático avançado. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 1, p. 889-896, 2013. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/20482633.pdf. Acesso em 10/08/2020.
PAMPLONA, A. S.; COSTA, W. N. G. O estágio supervisionado dos cursos de licenciatura da UFMT Araguaia: reflexões sobre teoria e prática. Revista Panorâmica, Barra do Garças, Edição Especial 2020. pp. 246-265.
SANTOS, L. S.. Dilemas morais da gestão pública brasileira no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 54, n. 4, p. 909-922, ago. 2020 . Disponível em
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, p. 1-22, 1987.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, New York, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TARDIF, M. LESSARD, C. e LAHAYE, L. Os professores face ao saber: um esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e educação: Porto Alegre, n. 4, 1991.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).