O DOCENTE ON LINE E ALTERIDADE NO “OUTRO NORMAL”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA
Résumé
Neste relato de experiência consideramos o ensino remoto emergencial como abordagem facilitadora ao processo educativo. O objetivo aqui é discutir estratégias pedagógicas por meio das tecnologias online e sua relação com a perspectiva da alteridade de Emanuel Lévinas durante a pandemia. Esta experiência descritiva, transversal e qualitativa utilizou recursos digitais online vivenciados nas disciplinas de Ética, Bioética e Legislação e Gestão do Serviço de Enfermagem, no primeiro semestre de 2020. Desenvolvemos ações utilizando o planejamento aliado a diferentes recursos digitais, assumindo, responsavelmente, o acolhimento discente, traduzindo, assim, o sentido ético-pedagógico da alteridade. Os depoimentos dos 72 alunos, mediante preenchimento do formulário eletrônico, foram positivos e conjecturam a utilização dessas tecnologias em situações de não pandemia. Percebemos a necessidade de abertura para se repensar a educação, a formação humana, o conhecimento, as relações entre docente e discente que incidem na ressignificação de uma abordagem embasada no ensinamento vindo do outro.
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