O DOCENTE ON LINE E ALTERIDADE NO “OUTRO NORMAL”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA

Palavras-chave: Alteridade. Docência. Tecnologia Digital.

Resumo

Neste relato de experiência consideramos o ensino remoto emergencial como abordagem facilitadora ao processo educativo. O objetivo aqui é discutir estratégias pedagógicas por meio das tecnologias online e sua relação com a perspectiva da alteridade de Emanuel Lévinas durante a pandemia. Esta experiência descritiva, transversal e qualitativa utilizou recursos digitais online vivenciados nas disciplinas de Ética, Bioética e Legislação e Gestão do Serviço de Enfermagem, no primeiro semestre de 2020. Desenvolvemos ações utilizando o planejamento aliado a diferentes recursos digitais, assumindo, responsavelmente, o acolhimento discente, traduzindo, assim, o sentido ético-pedagógico da alteridade. Os depoimentos dos 72 alunos, mediante preenchimento do formulário eletrônico, foram positivos e conjecturam a utilização dessas tecnologias em situações de não pandemia. Percebemos a necessidade de abertura para se repensar a educação, a formação humana, o conhecimento, as relações entre docente e discente que incidem na ressignificação de uma abordagem embasada no ensinamento vindo do outro.

Biografia do Autor

Maria Dayse Pereira, Centro Universitário Christus

Doutora em Ciencias de la Educación, Professora do Centro Universitário Christus (Unichristus). 

Maria Veronyca Coelho Melo, Centro Universitário Christus

Doutora em Biotecnologia, Professora do Centro Universitário Christus (Unichristus). 

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus

Doutora em Educação Brasileira, Professora do Centro Universitário Christus (Unichristus). 

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Publicado
2022-03-08