O DOCENTE ON LINE E ALTERIDADE NO “OUTRO NORMAL”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA
Abstract
Neste relato de experiência consideramos o ensino remoto emergencial como abordagem facilitadora ao processo educativo. O objetivo aqui é discutir estratégias pedagógicas por meio das tecnologias online e sua relação com a perspectiva da alteridade de Emanuel Lévinas durante a pandemia. Esta experiência descritiva, transversal e qualitativa utilizou recursos digitais online vivenciados nas disciplinas de Ética, Bioética e Legislação e Gestão do Serviço de Enfermagem, no primeiro semestre de 2020. Desenvolvemos ações utilizando o planejamento aliado a diferentes recursos digitais, assumindo, responsavelmente, o acolhimento discente, traduzindo, assim, o sentido ético-pedagógico da alteridade. Os depoimentos dos 72 alunos, mediante preenchimento do formulário eletrônico, foram positivos e conjecturam a utilização dessas tecnologias em situações de não pandemia. Percebemos a necessidade de abertura para se repensar a educação, a formação humana, o conhecimento, as relações entre docente e discente que incidem na ressignificação de uma abordagem embasada no ensinamento vindo do outro.
References
ARRUDA, Eucidio. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621 Acesso em: 27 ago. 2020.
BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intelectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110/93. Acesso em: 26 ago. 2020.
BERRIBILI, E., MILL, D. Impacto cognitivo do uso intensivo da internet: a autonomia dos estudos com dispositivos na adolescência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 177-188, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/862 Acesso em: 26 ago. 2020.
BIERHALZ, C. D., FELCHER, C. D., DIAS, L. Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 75-94, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137 Acesso em: 26 ago. 2020.
BOA SORTE, P. Internet memes: classroom perspectives in the context of digital cultures. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 3, p. 51-66, 2019. ISSN: 2448-3583. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1385 Acesso em: 26 ago. 2020.
CHAVES, Arlane Silva Carvalho, OLIVEIRA, G. M., JESUS, L. M. D. S., MARTINS, J. L., SILVA, V. C. Uso de aplicativos para dispositivos móveis no processo de educação em saúde. Humanidades & Inovação, v. 5, n. 6, p. 34-42, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/744 Acesso em: 27 ago. 2020.
FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161 Acesso em: 26 ago. 2020.
HODGES, Charles, MOORE, S., LOCKEE, B., TRUST, T., BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, v. 27, 2020. Disponível em: https://medicine.hofstra.edu/pdf/faculty/facdev/facdev-article.pdf Acesso em: 11 ago. 2020.
LAMAR, A. R., ROACH, E. F. La filosofia de la tecnología en la formación de ingenieros: algunas ideas sobre la experiencia de Cuba. Educação & Formação, Fortaleza, v.4, n. 3, p. 3-20, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1425 Acesso em: 26 ago. 2020.
LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, Fortaleza, v.1, n. 3, p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118 Acesso em: 26 ago. 2020.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. José Pinto Ribeiro (trad.). Lisboa: Edições, 1988.
LOPES, Raabe Corado; CASTRO, Darlene Teixeira. A importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Humanidades & Inovação, v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/67 Acesso em: 27 ago. 2020.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
NASCIMENTO, Karla A. S. Panorama das publicações científicas nacionais e internacionais sobre a aprendizagem móvel e a prática colaborativa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 3, p. 207-229, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3342 Acesso em: 26 ago. 2020.
OLIVEIRA, Dafylla Kelly Silva, QUARESMA, Viviana do Socorro Maciel, PEREIRA, Jane de Almeida; CUNHA, Emmanuel Ribeiro. A arte de educar na área da saúde: experiências com metodologias ativas. Humanidades & Inovação, v. 2, n. 1, 2015. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/60 Acesso em: 27 ago. 2020.
PULINO FILHO, A. R. Moodle: um sistema de gerenciamento de cursos. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Universidade Federal de Brasília. Brasília, 2005. Disponível em: http://uab.unb.br/Moodle/mod/data/view.php?d=1 Acesso em: 27 ago. 2020.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267 Acesso em: 26 ago. 2020.
VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midiologia. In BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórica – prática. Porto Alegre: Penso, 2018. cap.1, p. 26-43.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).