DEFINIÇÕES DE CATEGORIAS TEXTUAIS: COM A PALAVRA, PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Résumé
Este artigo teve como principal objetivo verificar as definições pronunciadas por dois professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Palmeira dos Índios, Alagoas, acerca das categorias de texto, gênero, suporte, tipologia e domínio discursivo, buscando enquadrar as citadas definições nas categorias de gradação nomeadas de grau máximo, médio e zero. Para isso, buscou-se ancoragem teórica nos postulados teóricos e metodológicos da Linguística Textual, numa abordagem sociocognitivo-discursiva, tomando a linguagem enquanto um lugar de interação social. Após as teorizações dos estudos textuais, analisaram-se duas entrevistas com dois professores de Língua Portuguesa. A partir das falas de ambos os informantes, foi possível estabelecer a gradação das definições das citadas categorias textuais. A partir das análises, verificou-se que os dois professores colaboradores tiveram dificuldades em definir as categorias em destaque, razão por que se aplicou, com maior recorrência, o grau zero de definição.
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