DEFINIÇÕES DE CATEGORIAS TEXTUAIS: COM A PALAVRA, PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Abstract
Este artigo teve como principal objetivo verificar as definições pronunciadas por dois professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Palmeira dos Índios, Alagoas, acerca das categorias de texto, gênero, suporte, tipologia e domínio discursivo, buscando enquadrar as citadas definições nas categorias de gradação nomeadas de grau máximo, médio e zero. Para isso, buscou-se ancoragem teórica nos postulados teóricos e metodológicos da Linguística Textual, numa abordagem sociocognitivo-discursiva, tomando a linguagem enquanto um lugar de interação social. Após as teorizações dos estudos textuais, analisaram-se duas entrevistas com dois professores de Língua Portuguesa. A partir das falas de ambos os informantes, foi possível estabelecer a gradação das definições das citadas categorias textuais. A partir das análises, verificou-se que os dois professores colaboradores tiveram dificuldades em definir as categorias em destaque, razão por que se aplicou, com maior recorrência, o grau zero de definição.
References
BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta] teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
KOCH, Ingedore. A coesão textual. 19. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, Ingedore; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. O texto na linguística textual. In: BATISTA, Ronaldo de Oliveira (Org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
MARCUSHI, Luiz Antônio. Análise da Conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MELO JUNIOR, José Nildo Barbosa de. As relações assimétricas na entrevista oral radiojornalística. Maceió/AL: EDUFAL, 2017.
MILLER, Carolyn R. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MORAIS, Eduardo Pantaleão de. Uma análise retórico-textual da citação como argumento de autoridade no artigo científico. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
OLIVEIRA, Almir Almeida de. Observação e entrevista em pesquisa qualitativa. In: Revista FACEVV, Vila Velha, nº 4, jan./jun. 2010, p. 22-27.
ROCHA, Max Silva da; SILVA, Margarete de Paiva. A linguística textual e a construção do texto: Um estudo sobre os fatores de textualidade. Revista a Cor das Letras, Feira de Santana, v. 18, n. 2, maio/ago. 2017, p. 26-44.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).