ESTÁGIO PARTICIPATIVO EM GESTÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS (PEREJIVANIE) POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO VELHO/RO

Résumé

Este artigo se refere a experiências formativas de 69 acadêmicos de um curso de Pedagogia em secretarias, supervisões e direções de 32 escolas públicas de Porto Velho. Objetiva problematizar, com base no conceito vygotskiano perejivanie, suas experiências vividas na disciplina de ‘Estágio Supervisionado em Gestão Escolar’ do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo Estudo de Caso, utilizou-se de manifestações espontâneas dos estagiários postadas no fórum da Sala Virtual que apoiou as atividades da disciplina. A análise textual discursiva dos depoimentos revelou: a motivação dos estagiários com o modelo de estágio participativo em gestão escolar; a secretaria como o setor no qual os acadêmicos mais participaram de atividades nas escolas; a supervisão como lócus propício a maior diversidade de aprendizagens e; na direção, as experiências que demandaram menos participação e resultaram em menos aprendizagens para os estagiários.

Bibliographies de l'auteur

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia

Pedagogo e Cientista da Computação; Especialista, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

Franciane de Oliveira Pinho, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pedagoga; Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Servidora da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC/RO).

 

Références

ABUD, C. C. R. A função do secretário escolar na contemporaneidade: entre memórias e arquivos escolares. Linguagem, educação e memória, v. 3, n. 3, p. 45-53, 2012. Disponível em: < https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/2084/pdf> Acesso em: 17 abr. 2020.
ALVES, A. M. L. S.; DUARTE, E. A. F. G. Supervisor escolar: missão, exercício, desafios e perspectivas. Pergaminho, n. 3, p. 1‐22, 2012. Disponível em: . Acesso em 03 abr. 2020.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura (MEC). Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Brasília: 1996. Disponível em: . Acesso em: 05 maio. 2019.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura (MEC). Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. 2006. Disponível em: . Acesso em: 28 maio. 2017.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BURIOLLA, M. A. O estágio supervisionado. São Paulo: Cortez, 1999.
AUTOR. Tese de Doutorado. 2014.
ESPINOZA, Baruch de. Tratado da reforma do entendimento. São Paulo: Escala, 2007.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. CENSO 2018. População. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2019.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
LEITE, V. F. A.; FONTOURA, H. A. Parceria entre universidade e escola básica: formando uma comunidade de prática?. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 154-162, jan.-abr. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
MARQUES, E. S. A.; CARVALHO, M. V. C. Prática educativa bem-sucedida na escola: reflexões com base em L. S. Vigotski e Baruch de Espinosa. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2019.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.191-211, 2003. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2011.
NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1974.
OLIVEIRA, L. C. V. As contribuições do estágio supervisionado na formação do docente-gestor para a Educação Básica. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 241-258, jul-dez, 2009. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2018.
PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, set./dez. 2010.
PEDAGOGIA. Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Pedagogia. Universidade Federal de Rondônia – Campus Porto Velho. 2012. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2020.
PIMENTA, Selma G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
PRESTES, Zoia R. QUANDO NÃO É QUASE A MESMA COISA: Análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Repercussões no campo educacional. 2010. 295f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília.
SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. Formação do educador. In: BICUDO, M. A. V. et al. (Orgs.). São Paulo: UNESP, 1996.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 1999.
SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr., 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2020.
VIGOTSKI, Lev S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Tradução de Márcia Pileggi Vinha e Max Welcman. Psicologia USP, São Paulo: USP, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2017.
Publiée
2021-09-17