A EDUCAÇÃO POPULAR E CIDADANIA: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO POPULAR E DOCÊNCIA FACE AOS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Palavras-chave: Educação Popular e Docência. Intervenção Pedagógica. Alfabetização na EJA. Cidadania.

Resumo

Este artigo tem como mote principal, analisar a intercessão entre um curso de formação continuada, protótipo de Produto Educativo desenvolvido numa Pesquisa qualitativa de Mestrado Profissional em Educação e Docência, direcionado aos educadores da Educação de Jovens e Adultos – EJA intitulado de DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EJA, com as perspectivas apontadas na obra EDUCAÇÃO POPULAR E DOCÊNCIA de Danilo Streck, afim de verificar, em que medida o advento do letramento poderá contribuir com os educandos da EJA frente às demandas encontradas por analfabetos no exercício à cidadania. Na pesquisa foram alinhados os fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Institucional com o Sistema de Alfabetização de Adultos de Paulo Freire para orientar a professora alfabetizadora a realizar a avaliação e intervenção pedagógica com educandos com dificuldades de aprendizagem face ao letramento. O curso contém os principais temas abordados no ínterim da pesquisa trazendo possibilidades de leitura e escrita na EJA.

Biografia do Autor

Galbênia Ferreira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação e Docência, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – FAE/UFMG.

Referências

ARBACHE, Ana Paula. A Formação de educadores de pessoas jovens e adultos numa perspectiva multicultural crítica. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BENTO, Antônio V. (2012, abril). Investigação quantitativa e qualitativa: Dicotomia ou complementaridade? Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 64, ano VII (pp. 40-43). ISSN: 1647-8975.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura do povo e a educação popular. In:_____. A cultura do povo e a educação popular. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDB (Lei nº. 9.394). Brasília, 1996.

BRZEZINSKI, I.; SANTOS, C. A. Sentido e significados da política: ação e liberdade. Brasília: Libe rLivro, 2015.

Censo Escolar 2015: Notas Estatísticas – MEC / INEP. Disponível em: http://files.comunidades.net/profemarli/censo_escolar_divulgacao_22032016.pdf. Acesso em: 05 set. 2017.

DA SILVA, Analise de Jesus. A pauta nacional da EJA. In: DA SILVA, Analise e SABINO, Heli. Belo Horizonte, 2017, p. 25-35.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

PARECER CNE/CEB 11/2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf. Acesso em: 17 ago. 2017.

OLIVEIRA, Silvia. A importância do Psicopedagogo frente as dificuldades de Aprendizagem. Disponível em: http://www.abpp.com.br. Acesso em: 17 ago. 2016.

ROMÃO, José E.: GADOTTI Moacir. Educação de Adultos: Cenários, Perspectivas e formação do educador. Brasília, DF: Liber Livro, 2008.

SOARES, Magda. Letramento em ensaio – Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: ___ Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

STRECK, Danilo R. et. Alt; Educação Popular e Docência. – 1. Ed. – São Paulo: Cortez, 2014.

VYGOTSKY, Lev s. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.1984.

______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado
2020-12-15