A EDUCAÇÃO POPULAR E CIDADANIA: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO POPULAR E DOCÊNCIA FACE AOS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Abstract
Este artigo tem como mote principal, analisar a intercessão entre um curso de formação continuada, protótipo de Produto Educativo desenvolvido numa Pesquisa qualitativa de Mestrado Profissional em Educação e Docência, direcionado aos educadores da Educação de Jovens e Adultos – EJA intitulado de DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EJA, com as perspectivas apontadas na obra EDUCAÇÃO POPULAR E DOCÊNCIA de Danilo Streck, afim de verificar, em que medida o advento do letramento poderá contribuir com os educandos da EJA frente às demandas encontradas por analfabetos no exercício à cidadania. Na pesquisa foram alinhados os fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Institucional com o Sistema de Alfabetização de Adultos de Paulo Freire para orientar a professora alfabetizadora a realizar a avaliação e intervenção pedagógica com educandos com dificuldades de aprendizagem face ao letramento. O curso contém os principais temas abordados no ínterim da pesquisa trazendo possibilidades de leitura e escrita na EJA.
References
ARBACHE, Ana Paula. A Formação de educadores de pessoas jovens e adultos numa perspectiva multicultural crítica. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.
BENTO, Antônio V. (2012, abril). Investigação quantitativa e qualitativa: Dicotomia ou complementaridade? Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 64, ano VII (pp. 40-43). ISSN: 1647-8975.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura do povo e a educação popular. In:_____. A cultura do povo e a educação popular. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDB (Lei nº. 9.394). Brasília, 1996.
BRZEZINSKI, I.; SANTOS, C. A. Sentido e significados da política: ação e liberdade. Brasília: Libe rLivro, 2015.
Censo Escolar 2015: Notas Estatísticas – MEC / INEP. Disponível em: http://files.comunidades.net/profemarli/censo_escolar_divulgacao_22032016.pdf. Acesso em: 05 set. 2017.
DA SILVA, Analise de Jesus. A pauta nacional da EJA. In: DA SILVA, Analise e SABINO, Heli. Belo Horizonte, 2017, p. 25-35.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
PARECER CNE/CEB 11/2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf. Acesso em: 17 ago. 2017.
OLIVEIRA, Silvia. A importância do Psicopedagogo frente as dificuldades de Aprendizagem. Disponível em: http://www.abpp.com.br. Acesso em: 17 ago. 2016.
ROMÃO, José E.: GADOTTI Moacir. Educação de Adultos: Cenários, Perspectivas e formação do educador. Brasília, DF: Liber Livro, 2008.
SOARES, Magda. Letramento em ensaio – Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: ___ Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
STRECK, Danilo R. et. Alt; Educação Popular e Docência. – 1. Ed. – São Paulo: Cortez, 2014.
VYGOTSKY, Lev s. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.1984.
______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).