O TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE COVID-19: ENTRE O ESCRITO E O VIVIDO NO ENSINO REMOTO
Résumé
O objetivo deste estudo é analisar como os professores da educação básica no município de Fortaleza/CE desenvolvem seu trabalho docente em tempos de distanciamento social, devido à Covid-19. Por isso, optou-se pela abordagem qualitativa, de caráter exploratório, tipo estudo de caso, bibliográfico e documental, para analisar o trabalho e saberes docentes, as concepções sobre a Covid-19 e as orientações da SME/Fortaleza para o trabalho remoto devido às consequências da pandemia. Como estratégia de aproximação com os sujeitos, solicitou-se a seis professores de diferentes segmentos atuantes em escolas públicas de Fortaleza/CE que, através da redação de uma “Carta Pedagógica”, descrevessem como está sendo desenvolvido o seu trabalho nesse período. Os resultados demostraram que, mesmo pressionados e desafiados multiplamente, os docentes sempre têm estado imbuídos de esforço genuíno e de senso de propósito ético superior para lidar com os enfrentamentos do ensino remoto. Ademais, notamos o incômodo de não poder instrumentalizar e potencializar seus alunos como merecem, porém, em meio a todos os desgastes emocionais e até físicos, esses docentes não cansam de apostar no desenvolvimento de seus educandos, nunca deixando de lado o acolhimento e a afetividade em seus atos pedagógicos.
Références
ANDRÉ, M. E. D. A. de et al. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 91, nº 227, p. 122-143, jan./abr. 2010.
ARAÚJO, A.M. et al Exclusão Digital e Educação: a infraestrutura como condição primária. e-Mosaicos – Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), V.7, N.16. Dezembro, 2018. p.157-180)
ÁVILA, A. P. et al. A tutela jurídica da privacidade e do sigilo na era digital: doutrina, legislação e jurisprudência. Revista de Investigações Constitucionais, Curitiba, vol. 4, n. 3, p. 167-200, set./dez. 2017.)
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96. Disponível em: planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: CNE, 2020.
CUNHA, M. T. S. Na plataforma do Escrito: cartas entre professoras. Florianópolis: Udesc, 2008.
ESTRELLA, B.; LIMA, L. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Educação e Coronavírus. Brasília/MEC: 28 de abril de 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia?Itemid=164> Acesso em: 08 jul. 2020.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Resolução CME nº 022/2020. Orienta sobre a reorganização e cumprimento do calendário letivo do ano de 2020 no Sistema Municipal de Ensino de Fortaleza, observando as medidas de prevenção e combate ao contágio do coronavírus (COVID-19). Fortaleza: SME, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GROSSI, M. G. R.; COSTA, J. da.; SANTOS, A. J. dos. A exclusão digital: o reflexo da desigualdade social no Brasil. Revista Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente/SP, v. 24, n. 2, p. 68-85, maio/ago. 2013.)
IMBERNÓN, F. Formação Continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
__________. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia tradicional: notas introdutórias. Goiânia: PUC, 1990.
MARCELO, C. G. Desenvolvimento Profissional Docente: Passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, v. 1, p. 7-22, 2009.
MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria e método. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
OLIVEIRA, L. A pesquisa narrativa e educação: algumas considerações. In: XIII Congresso Nacional de Educação - EDURECE. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, v. 1, Curitiba. Anais..., 2017. OLIVEIRA, S. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, A. C. R. et al. Covid-19, o novo coronavírus: um alerta emergencial para as principais estratégias de prevenção da saúde pública. Scire Salutis, v. 10, nº 2, p. 26-34, 2020.
SIBILIA, P. Redes ou Paredes: a escolar em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 224 p.)
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
TARDIF, M. Saberes doentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
TUÑAS, I. T. C. et al. Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19): Uma abordagem preventiva para Odontologia. Revista Brasileira de Odontologia, v. 77, p. 1-7, 2020.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).