O TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE COVID-19: ENTRE O ESCRITO E O VIVIDO NO ENSINO REMOTO

Palavras-chave: Trabalho Docente. Saberes Docentes. Covid-19. Ensino Remoto.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como os professores da educação básica no município de Fortaleza/CE desenvolvem seu trabalho docente em tempos de distanciamento social, devido à Covid-19. Por isso, optou-se pela abordagem qualitativa, de caráter exploratório, tipo estudo de caso, bibliográfico e documental, para analisar o trabalho e saberes docentes, as concepções sobre a Covid-19 e as orientações da SME/Fortaleza para o trabalho remoto devido às consequências da pandemia. Como estratégia de aproximação com os sujeitos, solicitou-se a seis professores de diferentes segmentos atuantes em escolas públicas de Fortaleza/CE que, através da redação de uma “Carta Pedagógica”, descrevessem como está sendo desenvolvido o seu trabalho nesse período. Os resultados demostraram que, mesmo pressionados e desafiados multiplamente, os docentes sempre têm estado imbuídos de esforço genuíno e de senso de propósito ético superior para lidar com os enfrentamentos do ensino remoto. Ademais, notamos o incômodo de não poder instrumentalizar e potencializar seus alunos como merecem, porém, em meio a todos os desgastes emocionais e até físicos, esses docentes não cansam de apostar no desenvolvimento de seus educandos, nunca deixando de lado o acolhimento e a afetividade em seus atos pedagógicos.

Biografia do Autor

Petrônio Cavalcante, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ensino e Formação Docente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professor Efetivo da Rede Municipal de Fortaleza, Ceará. 

Francisca Janaina Dantas Galvão Ozório, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Mestra em Ensino e Formação Docente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Maranguape). Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Fortaleza, Ceará. 

Robéria Vieira Barreto Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPA). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF/RJ). Professora Adjunta do magistério superior da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Querem Hapuque Monteiro Alves Muniz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Fortaleza, Ceará. 

Igor de Moraes Paim, Instituto Federal do Ceará (IFCE - Campus Maranguape)

Doutor em Educação (UNESP-Marilia). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Professor efetivo do Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Maranguape). 

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Publicado
2022-06-24